Serviço de proteção à mulheres com medida protetiva passa a ser realizado também por meio do aplicativo Ribeirão Pires Digital
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires iniciou, por meio do aplicativo Ribeirão Pires Digital, o agendamento para instalação do aplicativo ANA, serviço de proteção para mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. Lançado em outubro de 2022, o aplicativo Ana garante agilidade no atendimento em caso de emergência.
O Ribeirão Pires Digital está disponível para IOS e Android e para realizar o agendamento, é necessário acessar o aplicativo clicar em “Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil”, em seguida acessar o ícone da “Guarda Civil Municipal” e acessar a área de “Agendamento do App ANA”. É necessário cadastro prévio pelo próprio Ribeirão Pires Digital para realizar o agendamento.
A intenção de oferecer este tipo de serviço é dar oportunidade para que mais mulheres tenham acesso aos dispositivos legais existentes e que garantam a integridade das vítimas dos diversos tipos de agressão existentes.
Lembrando que também é possível se dirigir à sede da Guarda para instalar o aplicativo. A interessada pode se cadastrar diretamente na sede da Guarda Civil Municipal (Rua Aguida Tori Sortino, 115), munida de documentos pessoais e a medida protetiva. No local, a mulher já poderá instalar o aplicativo e realizar os testes.
Com o Ana instalado, a mulher vítima de violência só precisa de dois cliques para solicitar ajuda. É só desbloquear seu celular (se não estiver em casa deve ligar a localização), acessar o aplicativo e clicar no desenho que simula um botão de pânico. O aviso chega à GCM imediatamente, que já em posse de seu cadastro prestará socorro rapidamente.
Agendamento pode ser feito pro meio do aplicativo Ribeirão Pires Digital