Educação de Ribeirão Pires realiza formação de EtnoSaberes com professores da rede

Educadores tiveram que elaborar plano de aula com conteúdos passados em encontros anteriores

Em mais um encontro de formação do programa de EtnoSaberes, professores tiveram que elaborar plano de aulas com os conteúdos tratados e que deveriam conter história e cultura africanas, afrobrasileiras e indígenas. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), na EM (Escola Municipal) Prof. Sebastião Vayego de Carvalho.

A iniciativa é uma abordagem pedagógica que visa promover o respeito, a valorização e o reconhecimento das identidades e culturas afro-brasileiras, indígenas e outras etnias historicamente marginalizadas. O projeto tem intenção de incentivar o diálogo e a discussão dos assuntos abordados, sempre utilizando métodos pedagógicos.

“Uma das professoras elaborou um jogo da memória, por exemplo, com personalidades negras e suas frases mais conhecidas. Por se tratar de uma matéria de Língua Portuguesa, os alunos poderiam analisar a estrutura da sentença colocada nos cartões, como sujeito, verbo e predicativo, unindo os dois conteúdos”, declarou a orientadora da rede municipal, Tatiane Ribeiro, uma das responsáveis.

Um dos principais resultados dos encontros do EtnoSaberes é que se incluam conteúdos sobre a história, a cultura e a contribuição dos povos em questão, promovendo a valorização da diversidade e na formação de estudantes com opinião crítica e conscientes das construções e relações étnico-raciais.

Por meio destes encontros, a Educação de Ribeirão Pires coloca em perspectiva debates importantes para uma sociedade mais justa e que age no combate ao racismo, fortalece a identidade e a autoestima de alunos e alunas da rede municipal, descontrói estigmas e promove a equidade social.

Além disso, o projeto também atende diretrizes estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unida), na qual o município de Ribeirão Pires está inserido. Neste caso, são atendidas os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Professores elaboraram plano de aula com conteúdos de história e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas

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