Com maletas cheias de livros, intenção do programa é fazer com que estudantes criem hábito de leitura
Ribeirão Pires iniciou a entrega dos kits de leitura do projeto Ler e Reler, que incentivam os estudantes a praticar leitura de livros. A distribuição começou pela unidade escolar EM (Escola Municipal) Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, na semana passada.
O projeto tem como principal objetivo incentivar os estudantes da rede municipal, principalmente do 1º ao 5º ano, a criar e manter o hábito da leitura em sua rotina. O kit, que é formado por uma maleta, conta com oito livros de estilos diferentes, para que o estudante possa ter acesso a variadas formas de literatura.
“Os estudantes poderão levar os volumes para casa e dessa forma vão fazendo da leitura um hábito diário. A qualidade do livro e da maleta é ótima e auxilia os estudantes a carregar os livros. Lembrando que, de acordo com cada ano que os alunos estejam, eles têm acesso publicações diferentes”, declarou a orientadora pedagógica da rede municipal, Luzinaide Klen.
Dentro dos kits, os estudantes vão encontrar diversos tipos de leitura como: “As Peripécias da Senhora Adélia”, “O Menino Azarado”, “O cachorro que sabia falar”, “A conquista de um sonho”, e entre outros livros.
A distribuição dos kits deve continuar na semana que vem, quando mais unidades passarão a ser distribuídos aos alunos da EM Eng. Carlos Rohm II.
Índice de Fluência Leitora – No início de 2024, a Estância foi premiada e ficou entre os 60 melhores municípios do Estado de São Paulo no Índice de Fluência Leitora. No Grande ABC, Ribeirão tem o melhor índice de alfabetização entre as sete cidades que formam a região, atingindo 76¨% de crianças que sabem ler e escrever com sete anos de idade.