Investimento pesado em segurança derruba roubos e furtos em Ribeirão Pires

Uso de novas tecnologias e fortalecimento da GCM e forças policiais reforçaram medidas de combate e prevenção a ações criminosas

Os recentes investimentos públicos destinados à segurança contribuíram para a queda expressiva de indicadores criminais em Ribeirão Pires. No primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2023, por exemplo, a cidade teve redução de 24,3% no número de veículos furtados. Diminuição registrada também em relação aos furtos em geral, com 19,2% a menos de ocorrências.

O Poder Público Municipal, em parceria com o Governo do Estado, está ampliando as ações para combater e prevenir ações criminosas na cidade. Em 2021, a Prefeitura iniciou programa que ampliou de 36 para mais de 100 o número de câmeras de vigilância em pontos estratégicos de Ribeirão Pires. Os equipamentos inteligentes estão integrados à Central Videomonitoramento 24 horas, do programa Escudo Digital.

Além de totens inteligentes em pontos como Terminal Rodoviário, ruas comerciais, unidades de saúde e escolas públicas, a cidade receberá portais de segurança nos principais acessos ao município, entre os quais Parque Aliança, Vila Marquesa, Quarta Divisão, Ouro Fino e Jardim Valentina.

Por meio de ações integradas entre as forças de segurança da cidade – polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), operações táticas estão coibindo ações violentas, especialmente em regiões de divisa com outros municípios. Rondas foram ampliadas, com maior presença dos efetivos também nas áreas de maior movimentação de pessoas – regiões de comércio.

“Os resultados das ações de segurança pública em nossa cidade são positivos, tendo em vista que os crimes contra o patrimônio foram reduzidos, entre eles roubo e furto de veículos, bem como demais crimes em geral. A integração entre Polícia Civil e GCM é muito produtiva. Os índices alcançados refletem isso. A GCM contribui bastante, tanto na parte preventiva, como diligências efetuadas junto à Polícia Civil”, destacou o delegado titular de Ribeirão Pires, Wagner Migliardi, que avalia, ainda, que o uso de novas tecnologias foi decisivo para a redução de ocorrências.

“A ampliação de investimentos em câmeras de monitoramento também contribuiu para a redução de crimes, já que os equipamentos têm caráter preventivo, o que inibe a prática criminosa. Operações conjuntas entre Polícia Civil, GCM e PM ajudam a combater o crime”, avaliou o delegado.

A Guarda Civil Municipal também teve atuação ampliada. O efetivo retomou as rondas a pé nas áreas de comércio e ampliou o número de operações contra o crime. O uso de drone, a ampliação do Canil Municipal e a retomada da Guarda Ambiental também foram essenciais para modernizar o trabalho de fiscalização e coibir ações ilegais.

Proteção às mulheres – No próximo dia 30, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, completa três anos desde sua criação. De 2021 para cá, a Prefeitura criou, ainda, o aplicativo ANA – para moradoras com medida protetiva. Sala de acolhimento e reforço às ações preventivas contribuem para a queda de atos violentos contra as mulheres na cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também