Na escola Amauri do Nascimento, escritor paraibano foi tema principal da celebração
As escolas municipais de Ribeirão Pires deram início às festividades juninas neste sábado (15). Com arraiais, festas regionais e muita comida típica, o grande homenageado foi o escritor Ariano Suassuna, que também será celebrado na terceira edição da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires).
Nas unidades escolares o que se viu foram festas bem animadas, que contou com a participação de toda comunidade escolar, com mães, pais e responsáveis participando da organização dos festejos e apresentando trabalhos junto com os estudantes.
Na EM (Escola Municipal) Amauri do Nascimento, professores e alunos homenagearam Suassuna com festa junina cuja temática era o próprio escritor. Literatura de cordel, xilogravura e outros trabalhos enfeitavam toda a escola, que preparou até um número com música ao vivo, com o cantor Leon Félix, que agitou o público presente.
Já na escola Prof. Valberto Fusari, a criançada se divertiu com número de quadrilha junina e apresentação de números musicais típicos deste período do ano. Na unidade escolar ainda se viu muita comida boa, como paçoca, canjica, maçã do amor e etc. Pais, mãe e responsáveis fotografavam e filmavam as crianças, vestidas com trajes caipiras.
Uma destas mães era Açucena Carvalho, 29 anos, e que estava acompanhada de sua filha Maria Helena, 1 ano, que frequenta o berçário da escola. Vestida de noivinha, a criança corria e brincava junto de seus colegas.
“É muito bom que a escola mantenha as tradições de festa junina. Trouxe minha filha para ela se divertir um pouco e acabei vestindo ela de noiva, porque ela vai se apresentar de um número de dança”, contou Açucena.
A festa no Abdalla Chiedde também estava bem agitada. Estudantes se apresentaram para os pais e mães, enquanto nas outras salas era possível encontrar diversos divertimentos, como pescaria, tiro ao alvo e muitas guloseimas.
Com clima bem familiar, a festa junina no Monteiro Lobato também agradou ao público. Os pequenos dançaram junto de pais e mães, que se divertiam como crianças. Nas paredes, estavam expostos os trabalhos que exaltavam os tipos diferentes das festas juninas que se encontram no Brasil. “Por mim, a gente podia fazer festa junina o ano todo”, brincou Maria Antônia Gonçalves, que acompanhava o sobrinho na unidade escolar.
Festas nas unidades escolares contaram com comida típica. Alunos também apresentaram números de quadrilha junina
Ariano Suassuna foi o grande homenageado das festividades juninas