Operações da GCM e câmeras de videomonitoramento são destaques entre medidas que contemplam todas as regiões da cidade
Os olhares dos moradores de Ribeirão Pires se voltaram, nos últimos meses, aos investimentos pesados que a gestão do prefeito Guto Volpi (PL) tem feito para a segurança pública da cidade. Na área de comércio e em todos os bairros, os avanços são visíveis. A começar pela chegada de 20 totens equipados com câmeras integradas ao novo sistema de videomonitoramento da Prefeitura, no programa Escudo Digital. Trabalho realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A presença da Guarda Civil Municipal nas ruas, com operações táticas e rondas preventivas, e o trabalho junto às forças policiais do Estado, inclusive por meio da interligação ao sistema Muralha Paulista – versão aperfeiçoada do Detecta, do Governo de São Paulo, estão entre avanços.
“Segurança pública é prioridade. Para garantir a proteção das famílias, dos moradores, de quem trabalha ou visita nossa cidade, estamos inovando e trazendo inteligência, tecnologia. Ampliamos os recursos para o monitoramento por nossa Guarda Municipal, estamos equipando a GCM, que realiza trabalho de excelência em parcerias às polícias Militar e Civil, e fortalecendo as ações táticas para o combate e a prevenção a atividades criminosas”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Desde 2021, a Prefeitura de Ribeirão Pires investe na aquisição de novas câmeras de videomonitoramento. O número de equipamentos passou de 36 para mais de 100 neste ano. Totens de segurança foram instalados em locais de grande movimento ou pontos estratégicos, entre os quais o Terminal Rodoviário Municipal, entradas de escolas municipais – Eng. Carlos Rohm e Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, unidades de saúde, ruas e avenidas.
As imagens são acompanhadas em tempo real pelas equipes da GCM, que participam de treinamentos permanentes para o uso das novas ferramentas. Em breve, com a chegada de novos totens nas áreas de divisa nos bairros da cidade, o sistema será ampliado e terá alcance ainda maior.
A fiscalização já ganhou reforço com a aquisição de drone para o monitoramento pelo ar, o Abelhão. As ações da Guarda Ambiental foram retomadas, inclusive com a entrega de nova viatura ao destacamento.
“Nossa Guarda está sendo amparada e está sempre nas ruas trabalhando para proteger o cidadão de bem. Retomamos as rondas a pé da GCM na área central de comércio. As operações táticas, especialmente nas áreas de divisa, estão inibindo a atividade criminosa. É um conjunto de medidas que aumenta a segurança e mantém nossa cidade tranquila”, avaliou o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Sandro Torres.
Em abril deste ano, a Prefeitura inaugurou nova base da GCM no Centro Alto, integrada ao Centro de Especialidades Médicas e ao Centro Integral de Saúde da Mulher. Para as moradoras, a GCM implantou o aplicativo ANA, para monitorar e atender mulheres com medida protetiva em casos de emergência. Sala de acolhimento foi aberta para dar todo o suporte às vitimas de violência.