Músicos apresentaram setlist com mais de 30 músicas, recheado de medalhões do estilo
No Dia Nacional do Choro, comemorado no dia 23 de abril, professores e alunos da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires) receberam músicos convidados para fazer do saguão da escola uma grande roda de choro que acabou emocionando todos que compareceram ao evento.
Passando por grandes clássicos do estilo, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, os músicos demonstraram destreza, muito sentimento e até certa melancolia ao dedilhar seus instrumentos pelas mais de 30 músicas que integravam o setlist da apresentação.
Idealizada pela professora de música da EMARP, Tatiane Bonfim de Oliveira, que comandou uma das flautas transversais, o evento recebeu o nome “É no Choro Que Eu Vou!”, e realmente deixou muita gente com os olhos marejados.
“A importância de se trazer o choro para a escola é manter, principalmente, esse estilo musical vivo, que vai além da música. É também um momento de experimentação, de criatividade, de uma socialização. Um momento que é unido pela música, pelo prazer de tocar e de estar ali”, declarou a professora Tatiane.
Dentre os clássicos que foram apresentados pelos músicos presentes, destacam-se algumas pérolas, não só do estilo, mas da música brasileira e que atravessam gerações. “Carinhoso”, de Pixinguinha, fechou o concerto com a apresentação de todos os músicos. Uma das músicas mais importantes do País, com letra composta pelo músico João de Barro.
Antes disso, entretanto, a plateia pôde se emocionar com “Tico-tico no Fubá”, choro composto por Zequinha de Abreu e eternizada na voz da “pequena notável”, Carmem Miranda. “Sons de carrilhões”, de Dilermando Reis, “Chorando Baixinho”, do clarinetista Abel Ferreira, “Brasileirinho” e “Pedaços do Céu”, do mestre do cavaquinho Waldir Azevedo também encantaram a plateia.
O dia 23 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Choro, pois é tido como a data de nascimento de Pixinguinha, um dos maiores expoentes do estilo. A homenagem realizada pelos professores, alunos da EMARP e os músicos convidados na noite desta terça-feira foi linda de chorar.
Roda de choro homenageou o estilo no Dia Nacional do Choro, que é celebrado em 23 de abril