Semana passada, em parceria com a Sabesp, a Prefeitura iniciou um trabalho conjunto para realização de obras de saneamento na região de Ouro Fino Paulista. Com isso, os bairros Jardim Lusitano, Jardim Aprazível, Jardim Santista e Jardim Nossa Senhora de Fátima serão incluídos em um programa de captação e tratamento de esgoto. Esse projeto pretende ser finalizado em 17 de abril.
O secretário de Verde, Meio Ambiente e Saneamento, Temístocles Cardoso Cristofaro, disse que o trabalho envolve a criação de uma rede coletora que interliga Ribeirão Pires com a rede coletora de esgoto e tratamento de Suzano. A obra faz parte de um pacote que visa a despoluição da bacia do Tietê e a represa Billings será amplamente beneficiada. “Depois de pronto, 2 milhões e 600 mil litros de esgoto deixarão de ser derramados na Billings por mês. Além disso, haverá um trabalho onde todas as obras públicas de impacto no município terão um trabalho de compensação ambiental e um forte incentivo para a educação ambiental”, explicou Cristofaro.
A Sabesp, então, levará a obra para 20 escolas da região em formato de maquete onde será explicada para alunos de várias faixas etárias, a importância da obra e da coleta de esgoto. O projeto inclui um trabalho de conscientização sobre o uso responsável da água.