O grupo de três estudantes da Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, conquistou a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel 2023.
Os jovens Laura Esther, Pedro Nicolas e Raíssa Bespalec embarcam amanhã (16), a convite da empresa, para receber o prêmio do CEO global Pat Gelsinger, durante o evento Intel Innovation, que ocorre nos dias 19 e 20, em San José, no estado norte-americano da Califórnia.
Com o projeto Rastreador ocular de esclerose lateral amiotrófica, eles concorreram, na categoria 13 a 18 anos, com mais de 50 projetos de 20 países classificados para a etapa final da competição.
Projeto – Orientados pelos professores Anderson Vanin e Cíntia Pinho, os alunos conseguiram elaborar um protótipo de um sistema que auxilia na comunicação de pessoas que possuem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que impossibilita o movimento dos músculos, inclusive os da boca, incapacitando-os de se comunicar. Com essa necessidade, estes estudantes elaboraram uma ferramenta que através da Inteligência Artificial e utilizando técnicas de Visão Computacional, é capaz de escrever palavras utilizando apenas os movimentos oculares identificados pela IA, já que estes ainda se mantêm em perfeito funcionamento com aqueles que possuem essa condição.
Estudantes e professores comemoram 1º lugar no Festival Global de Impacto da IA da Intel 2023