Com a bela manhã de sol do último domingo (13), a inauguração da 2ª academia a céu aberto na Avenida Brasil, em Ribeirão Pires, estimulou ainda mais a prática de exercícios a quem passava pelo local. No denominado Circuito Pink de Caminhada e Corrida da SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo), estão disponibilizados, para uso gratuito, onze equipamentos de ginástica, não indicados para crianças, que possuem instruções para a utilização durante os exercícios.
Autoridades do município prestigiaram o evento. Além dos vereadores Gerson Constantino (PV); Jorge Luis de Moraes, o Jorge da Autoescola (DEM); e Rubens Fernandes, o Rubão (PV); alguns secretários também marcaram presença, como Hércules Giarola, da Pasta de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista; Eduardo Nogueira, da Promoção Social; Rosi Ribeiro de Marco, de Educação e Inclusão; e José Vicente de Almeida Moraes, de Transporte e Trânsito. “Agradecemos a todos os secretários que se envolvem nos projetos públicos de forma firme e forte e com a agilidade que a cidade precisa. Por isso que as coisas acontecem em Ribeirão Pires, diferentemente de outras cidades”, disse o secretário da SEJEL, Luiz Gustavo Pinheiro Volpi.
Muitas pessoas que passavam pela área aproveitaram para inaugurar os aparelhos e aprovaram o novo espaço. “Achei muito legal, pois é mais uma opção de lazer e, além disso, é muito bom para a gente que trabalha o dia inteiro e no fim da tarde pode se exercitar e cuidar da saúde”, falou o preparador de torno automático, José Rodrigues de Oliveira, 36 anos.
“Essa academia é ótima, demorou para ter. Nós praticamos esporte direto e é mais uma opção, quanto mais melhor”, destacou Januário Cardoso de Paula, 64 anos, ao lado dos colegas.
A moradora Maria Madalena Pereira de Freitas Garcia, 47 anos, também aprovou a nova academia e ainda deu algumas sugestões que possam torná-la ainda melhor. “É um espaço maravilhoso, porém, faltam bancos para os idosos descansarem após uma caminhada e brinquedos para as crianças, já que elas não podem utilizar os aparelhos, além de lixeiras para manter o espaço limpo. Também acho que é necessária a presença de monitores na parte da manhã e no fim da tarde, que é quando a maioria das pessoas se exercita, e principalmente aos fins de semana, para incentivar aqueles que ainda têm vergonha de praticar atividade física”, sugere ela, que espera que o local seja preservado e não vire alvo de vandalismo. “Espero que respeitem com dignidade o patrimônio público, porque a prática de exercícios é a essência da vida. Que o sucesso se espalhe por toda a cidade e não fique só perto da minha casa”.
Durante a inauguração, a SEJEL anunciou que uma nova academia ao ar livre deve ser entregue nos próximos 30 dias, no Jardim Boa Sorte.
Museu a Céu Aberto – Além do espaço para atividades físicas, estarão expostas na Avenida Brasil cinco obras de arte que compõem o Museu a Céu Aberto. Todas as peças são de Lúcio Bittencourt, que tem como marca os trabalhos feitos com sucata de indústrias, reutilizando-a sem transformá-la e respeitando sua forma original.