Esgoto despejado de forma irregular é de responsabilidade da Prefeitura

Além da queda do muro de arrimo ocorrida na semana passada na Rua São Tomé, no Morro do Embaixador, um outro sério problema foi detectado no final do mesmo logradouro. Uma caixa de coleta de esgoto está despejando todo o material diretamente na vegetação lateral, sem nenhum tipo de tratamento. O problema torna-se pior porque a obra, além de ser recente, derrama o material em mata natural e em um declive. Os dejetos vão parar no córrego que contorna a parte baixa do morro.

Obra permite descarte irregular em área que deveria ser preservada

Segundo um morador, que prefere não se identificar, foi a Sabesp que realizou a obra. Contatada para dar explicações, a empresa informou em nota que “não se trata de obra da companhia de saneamento, mas da Prefeitura, para reparo da rede coletora de esgotos que foi danificada com a construção do primeiro muro de arrimo (que permanece no local e não foi danificado com a queda do outro)”.

A municipalidade se manifestou dizendo que “a Prefeitura irá realizar, caso o problema esteja acontecendo em virtude da queda do muro de arrimo, o reparo no local indicado onde está havendo descarte de esgoto”. Esse reparo deverá acontecer juntamente com as obras que serão iniciadas para a reconstrução do muro caído.

O superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, destacou: “Já existe projeto para melhoria do sistema de esgotamento sanitário da região, que será atendido com as obras da 3ª Etapa do Projeto Tietê, e que também implantará sistema de esgotamento para os bairros Jardim Aprazível, Luzitano, Nossa Senhora de Fátima, Vila Santista, Jardim Petrópolis, Oásis Paulista, Nova Califórnia, Zé do Bambu, Jardim Solimões, Jardim Serrano, Jardim Iramaia, Jardim Bela Vista, Vila Rica e Jardim Caçula”. A previsão é que as obras sejam concluídas até o segundo semestre de 2012.

O esgoto corre a céu aberto ribanceira a baixo

Enquanto o problema não é resolvido por nenhuma das partes, o esgoto permanecerá sendo descartado a céu aberto em local irregular.

Compartilhe

Comente

Leia também