Com apoio do APSE, escolas municipais aderem à campanha de combate ao abuso e à exploração infantil

Trabalho realizado através do esforço nacional Maio Laranja integra medidas de proteção e prevenção a crianças e adolescentes

O APSE – Apoio Psicossocial Escolar, da Prefeitura de Ribeirão Pires, promove neste mês, em unidades de ensino municipais, ações referentes ao Maio Laranja. O projeto tem por objetivo orientar as crianças e adolescentes sobre o abuso e a exploração infantil, por meio de ações lúdicas de proteção e prevenção a possíveis ataques.

Entre as atividades, houve o Semáforo do Toque para alunos do Jardim I da EM Fiorindo Roncon. A palestra apresentou modos para entender quando uma situação de abuso está ocorrendo e as formas de comunicar o fato. Além disso, também foi abordado o respeito com os colegas em relação a brincadeiras e partes do corpo que não devem ser tocadas.

“A proposta através desse exercício é fazer as crianças entenderem quando estão em perigo, e buscar ajuda para sair dessa situação. Através do ensinamento, elas entenderão que existem limites para impor em relação ao contato com outros”, destaca Alana Araújo, diretora do APSE.

A rede municipal fomenta a instrução prévia, conforme observa Larissa Umbelino, assistente social do Apoio Psicossocial Escolar: “Nosso intuito é prevenir que ocorra uma situação de abuso através do ensinamento. Quanto mais trabalharmos para que os alunos entendam como se prevenir e identificar, mais resultados positivos teremos nessa luta”.

O APSE é um projeto pioneiro da Prefeitura de Ribeirão Pires que fortalece, identifica e acompanha estudantes em vulnerabilidade na rede municipal de ensino. Além disso, a cidade mantém parceria com o Projeto Eu Tenho Voz, do IPAM (Instituto Paulista de Magistrados), que atua para a prevenção do abuso contra crianças e adolescentes.

O Semáforo do Toque levou aos alunos orientação sobre partes do corpo que não devem ser tocadas

Compartilhe

Comente

Leia também