Proposta do grupo voltado aos idosos é promover a inclusão sociodigital com encontros semanais
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, lançou nesta quarta-feira (17), a partir das 14 horas, o grupo “Conecta Melhor Idade” no Centro de Referência de Assistência Social Quarta Divisão.
O “Conecta Melhor Idade” contará com encontros semanais para promover inclusão sociodigital de idosos através de curso prático sobre funções básicas do celular com oficioneiro capacitado, formado em serviço social, uma vez que se trata de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica. Vale lembrar que o grupo também é acompanhado por um técnico da equipe do CRAS.
“O grupo trará uma série de benefícios para os alunos, como: contribuir para a inclusão social; possibilitar um maior contato com a família; e manter a mente ativa. Além disso, o curso tem outro objetivo. Como não possuem conhecimento dos métodos de crimes cibernéticos, os idosos, em alguns casos, acabam se tornando vulneráveis a golpes. Então a proposta é prevenir que isso aconteça também”, explicou a secretária Marisa Reinoso de Abreu.
Ministradas pelo oficineiro Silas Lopes, as aulas foram estruturadas para atender, ao menos inicialmente, pessoas com mais de 65 anos, promovendo uma reflexão sobre Fakenews, crimes cibernéticos e muito mais. “A proposta é dar mais autonomia para o dia a dia dos idosos”, completou.
Aos 75 anos, Cecília Romano Tristão vê neste curso a oportunidade de aprender a facilitar a própria vida. “Meus filhos e netos já me ensinaram, mas a gente esquece. Cresci na roça, sem essas facilidades, então, preciso dessa oportunidade para aprender”.
Além do CRAS Quarta Divisão, o grupo “Conecta Melhor Idade” também acontecerá, posteriormente, no CRAS Caçula e no CRAS Ouro Fino.
Proposta do grupo é promover a inclusão sociodigital de pessoas com mais de 65 anos
Aos 75 anos, Cecília Romano espera utilizar os ensinamentos do grupo no dia a dia