Escolas municipais atendem duas crianças com surdez no ensino regular; alunas contam com apoio de intérprete de Libras
Estudantes com deficiência ou necessidades específicas de aprendizado matriculados em escolas municipais de Ribeirão Pires contam com o apoio especializado. A rede mantida pela Prefeitura atende duas alunas com surdez, ambas acompanhadas no ensino regular por intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Uma das crianças, Manuela Cordeiro, de 2 anos, está no berçário da E.M. Prof. Valberto Fusari. Apesar de ainda não ter o conhecimento de palavras e sinais em Libras, desde o diagnóstico de deficiência auditiva, no último ano, a aluna e toda sua turma passaram a contar com a presença do intérprete em todas as atividades.
“As professoras preparam as aulas semanais e com base nesse planejamento eu crio metodologias para atingir a Manu. Na Educação Infantil, esse atendimento é feito de forma coletiva, para toda a turma, porque ela interage com outras crianças e os outros alunos também querem interagir com ela”, explicou o intérprete de Libras da Prefeitura, Felipe Coutinho.
Para crianças com deficiência auditiva total, Libras é a língua primária, ou seja, a criança deve ser alfabetizada primeiro na língua de sinais. “E quanto mais cedo esse trabalho começa, mais preparada a criança estará para o processo de alfabetização”, explicou Coutinho.
Além da aluna da Educação Infantil, a Prefeitura atende uma estudante com surdez no 7⁰ ano do Ensino Fundamental. Para este caso, o acompanhamento é feito de forma individualizada.
Desde o diagnóstico de surdez, Manuela, de 2 anos, conta com apoio de intérprete de Libras no ensino regular