Número corresponde a 17 meses de atuação dos profissionais
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, acaba de atingir a marca de 3166 animais resgatados em 17 meses de existência. Os dados abordam um período de junho de 2021 a novembro de 2022.
A espécie mais vezes resgatada foi o saurê, com 1007 exemplares, seguido pelos pássaros (938), e animais domésticos (437). Além dos mais comuns, a equipe já atuou em casos envolvendo jacaré, bichos-preguiça, iguanas e até mesmo jaguatiricas.
“Isso mostra o quão é importante nosso departamento para a região e como conseguimos dar conta dessa demanda com uma equipe capacitada e empenhada na proteção de nossa fauna”, observa a secretária da Pasta, Andreza Araújo, que complementa. “A equipe realiza diversos tipos de serviços que antes não existem na maioria das cidades, desde a conscientização da população por meio das palestras até o resgate de animais selvagens ou em situação de maus tratos”, explicou.
O bairro com maior incidência de resgates foi o Centro Alto, com cerca de 14% das operações, seguido por Centro (12%) e Ouro Fino (11%). O departamento ainda auxiliou outros municípios em 211 casos. O mês com o maior número de ocorrências foi setembro de 2022, com o salvamento de 321 animais.
A grande maioria dos animais salvos foi reinserida à natureza, outros que não possuíam condições de retornar aos seus habitats, foram encaminhados para locais apropriados, como parques ou reservas ambientais.
Os telefones para solicitar resgates são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.
Veterinários do departamento chegam a realizar cirurgias de emergência em alguns animais que necessitam do procedimento