Ação tem como objetivo ressignificar o olhar e qualificar o trabalho do professor do desenvolvimento infantil
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires encerrou nesta quinta-feira, dia 08, a oficina “Cuidar e Educar”, direcionada aos professores do Ensino Infantil, que aconteceu na E.M. Olivia Marques Petrilli, Roncon.
Foram discutidas competências gerais da BNCC – Banco Nacional Comum Curricular -, que contempla todas as dimensões do desenvolvimento humano: Cognitivo, Acadêmico, Intelectual, e os Desenvolvimentos Físico, Emocional, Social e Cultural. Para o desenvolvimento de competências do saber das crianças, as decisões pedagógicas devem estar orientadas pelo BNCC.
Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, propõe ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneiras complementar a educação familiar.
Para Viviane Antunes, orientadora educacional da rede de ensino municipal, as crianças precisam ser acolhidas por um ambiente que educa cuidando. “É preciso sempre estar atento ao que a criança sente, como fome, higiene, sono, insegurança, aborrecimento. Educar é também cuidar de si, cuidar de crianças e cuidar do ambiente”, observou.
As oficinas direcionadas aos educadores municipais devem retornar a partir do início do ano letivo de 2023.
Momento com os educadores durante a oficina “Cuidar e Educar”
Um dos assuntos abordados foi o acolhimento, as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade
A alegria dos Profissionais da Educação de Ribeirão Pires durante a oficina