Ação foi idealizada para facilitar a identidade do jovem com o livro
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires recebeu nesta quarta feira, dia 31, o Projeto “Trilhas da Leitura”, oferecido aos alunos do Fundamental I e II da E.M. Carlos Rohm e professores da rede pública municipal.
Durante a ação, são lidos trechos de clássicos da literatura, no qual cada aluno empresta a sua voz, dando identidade própria ao texto em um ambiente de escuta e acolhimento.
O idealizador do projeto é o filósofo, Sylvio Almeida Andrade, que cita contos, crônicas e poemas de autores nacionais consagrados da Literatura, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa. Ao término da leitura, é proposto um bate-papo, promovendo a diversidade de expressões e afirmações sobre a obra literária.
Para democratizar o acesso aos familiaridade com as obras literárias e motivar o público a outras atividades culturais, o projeto estimula também a participação de pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, e outras necessidades especiais. Os encontros podem ser também em formato online, gravados e disponibilizados na internet com legendas e língua de sinais, além da divulgação de registros fotográficos nas redes sociais do Trilhas da Leitura.
“O projeto nasceu para facilitar a identidade do jovem com o livro. Precisamos ampliar os espaços de leitura, mostrar que o livro é acessível não só para intelectuais… a proposta é levar o Trilhas da Leitura, não só para as escolas, mas também, aos presídios, asilos, profissionais liberais e moradores de albergues.”, relatou Sylvio Almeida de Andrade.
O Filósofo Sylvio Almeida Andrade e alunos da E.M. Carlos Rohm
Alunos durante a palestra Trilhas da Leitura