Novo secretário de Meio Ambiente voltará a discutir o Plano Diretor

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, o novo secretário de Meio Ambiente, engenheiro-agronomo Temístocles Cardoso Cristofaro, apresentou alguns pontos importantes que deseja implementar na cidade.

Cristofaro foi escolhido por apresentar atributos técnicos necessários para o desempenho da função

Como primeiro passo, Cristofaro irá fazer uma adequação técnica em sua secretaria por meio de contratação de novos 10 fiscais ambientais (a Pasta conta com cinco atualmente), compondo, assim, um quadro de funcionários qualificados para o desenvolvimento e execução de projetos.

O secretário pretende voltar a colocar em discussão o processo de licenciamento ambiental no município. Com isso, as discussões sobre o PD (Plano Diretor) serão retomadas, visando a adequação à nova Lei da Billings, conforme audiências públicas realizadas no segundo semestre do ano passado. “Estamos fazendo uma compatibilização para introduzir totalmente uma lei estadual onde o PD tinha outra norma referente a outra época. Vamos usar as audiências para apresentar o Plano Diretor já com as adequações e o que isso vai significar nas regiões que estão dentro da Bacia da Billings, tirando dúvidas da população”, explica o secretário.

O engenheiro reconhece de forma positiva o atual estado da cidade frente às questões ambientais. “O município já vem desenvolvendo um bom trabalho. Possui um selo ambiental e está em 85º no ranking de municípios verde e azul em um quadro de mais de 600 cidades. Isso é bom porque significa que Ribeirão Pires tem programas de educação ambiental e preservação que estão sendo bem executados”, aponta. Temístocles se surpreendeu ao encontrar uma ronda ambiental com carros especiais da Guarda Civil. Agora espera equipá-los com rádios para comunicação com Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar.

Sua participação na secretaria tem gerado um movimento negativo no Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Pires. Temístocles é membro do PT desde sua fundação e acredita que a questão partidária não terá influência em seu trabalho. “Não acredito que a questão partidária venha atrapalhar a realização de projetos uma vez que servirá de benefícios para a cidade”, diz. Já o partido se manifestou via Tiwitter que, se o secretário fosse petista, não teria aceitado o posto.

Outros dois assuntos delicados tratados na coletiva foram a obra GASAN II, realizada pela Contreras e o novo contrato que o município firmou com a Sabesp. Para Cristofaro, o gasoduto continuará sob acompanhamento, mas que não há muito que se fazer para evitar maiores estragos além do que já tem sido feito até agora. Quanto aos serviços de saneamento promovidos pela Sabesp, o secretário acredita que a empresa fará um bom trabalho uma vez que ela tem planejamento de suas obras. “O ponto importante será acompanhar as metas propostas”, disse.

Antes de vir para Ribeirão, o novo gestor trabalhava para a Prefeitura de Itaquaquecetuba.   Já trabalhou na Secretaria de Saúde do Governo do Estado. É especialista em Direito Ambiental e possui mais de 25 anos de experiência na área. Foi convidado para assumir a responsabilidade pelo meio ambiente de Ribeirão Pires a convite do próprio prefeito Clovis Volpi (PV), que fez um levantamento de indicações de nomes de pessoas com qualificação técnica para assumir o cargo, até então ocupado por João Luiz de Santiago Filho (este ainda permanecerá na Pasta como apoio ao novo membro).

Compartilhe

Comente

Leia também