Ribeirão Pires forma alunos da Frente de Trabalho e Curso de Torno CNC

Capacitação profissional beneficiou 73 pessoas através da Frente de Trabalho e 22 por meio do Curso de Torno CNC

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sder), promoveu, na noite desta quinta-feira (16), a formatura dos alunos do Time do Emprego, vinculado ao Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) – Frente de Trabalho, e do curso de Torno CNC. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, no Jardim Pastoril.

“Os cursos profissionalizantes tem sido, de certo modo, os arranjos produtivos locais do município. Parcerias com empresas da região aumentam a mão de obra qualificada, reduzem a inexperiência do candidato e melhoram o cenário de empregabilidade. Nossa meta para 2022 é aprimorar esse projeto, homenagear com o Selo PISEMP todas aquelas que aderirem ao Empresa Solidária”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marli Silva.

O “Programa Emergencial de Auxílio Desemprego” garante renda, qualificação profissional básica e ocupação para esses contratados para fazer a reinserção dos mesmos no mercado de trabalho no pós-crise gerado pela pandemia. Os alunos passaram por capacitação profissional, que fez parte da carga horário de trabalho. A ação foi realizada por meio das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA); Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SDER) com apoio da Educação.

Morador do Centro Alto, Célio Bibiano dos Santos, 48 anos, que estava desempregado há mais de um ano e meio, teve através da Frente de Trabalho a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. “Durante a pandemia, acabei sendo desligado da Volks, onde trabalhava com serviços ambientais. Graças a Deus apareceu essa oportunidade e voltei a trabalhar, agora na Frente de Trabalho pela Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA)”, explicou.

O curso de Torno CNC foi uma parceria entre a Sder e a empresa Metalcrux Indústria e Comércio Ltda, que atua há mais de 20 anos no segmento de autopeças para linha diesel, caminhões e tratores. “Unir a estrutura ofertada pela Prefeitura com a experiência que nossa empresa possui, criou a oportunidade de suprir uma demanda do mercado por profissionais capacitados. Dessa forma, acredito que todos saíram ganhando: a empresa, a população e a cidade”, completou Guilherme Ferreira de Brito Jr, sócio da Metalcrux.

Tendo trabalhado por dois anos em empresa metalúrgica de Ribeirão Pires, Marco Aurélio Silva, 38 anos, morador da Vila Guerda, é um 22 formandos do curso de Torno CNC. “O curso possibilitou conhecimentos básicos necessários para reingressar no mercado de trabalho. As empresas estão investindo em tecnologias novas, a todo momento, e o curso permitiu estejamos aptos e em condições de paridade com demais candidatos para pleitear qualquer vaga na área”.

Também participaram da solenidade de formatura, a secretária de Educação, Rosi de Marco; o secretário de Zeladoria e Manutenção Urbana, Rubão Fernandes; o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Guto Volpi.

Formatura aconteceu, na noite desta quinta-feira (16), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro

Compartilhe

Comente

Leia também