Encontro com equipes da rede municipal relembrou avanços obtidos de janeiro a dezembro e marcou início do planejamento para o próximo ano
Gestores da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires participaram nesta quarta-feira, dia 8, de encontro que marcou o início do planejamento de ações para 2022, além da apresentação de retrospectiva sobre a trajetória das equipes ao longo dos últimos doze meses. Presente na atividade, o prefeito da cidade, professor Clóvis Volpi, ressaltou a importância dos profissionais da Educação neste ano, em meio à pandemia, retomada gradativa de aulas presenciais e a recuperação de possíveis defasagens de aprendizado.
“Vocês são a razão para o sucesso de nossa rede e as crianças, que serão futuras cidadãs, são privilegiadas por estudarem em nossas escolas. O que seus alunos recebem é amor, carinho. Agradeço por todo o esforço e espero que tenhamos grandes sonhos para os próximos anos”, declarou Volpi aos gestores da Educação.
A secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco, apresentou o cenário da rede municipal em janeiro deste ano, relembrou desafios, a exemplo dos preparativos e protocolos para a volta ao ensino presencial, e avanços conquistados até aqui. “Precisamos sempre nos lembrar que tudo o que fazemos é por nossos alunos. A dedicação de cada membro da equipe. Temos 7.500 estudantes, 7.500 razões para acreditar em um futuro melhor”, disse.
Entre as conquistas da Secretaria de Educação neste ano estão a implantação do Programa de Recuperação de Escolas, que está promovendo reformas nas unidades; criação do APSE – Apoio Psicossocial Escolar; ações do ensino remoto e medidas para a volta segura das atividades presenciais; início da renovação da frota do transporte escolar; atualização do cardápio da merenda; entre outras.
Planejamento para 2022 – Entre as ações apresentadas aos gestores da rede municipal para o próximo ano estão investimentos em novos mobiliários para as escolas. A Secretaria de Educação iniciou processo para aquisição de utensílios e equipamentos de cozinha, novos computadores, EPIs, uniformes e kits de materiais, insumos, entre outros. Novas regras para aprimorar repasses para APMs e contratação de mais profissionais também foram destacados no planejamento de 2022.
Na parte pedagógica, foram apresentadas algumas das iniciativas previstas, a exemplo do aperfeiçoamento do Ciclo Gestor – reuniões entre técnicos da Secretaria de Educação e equipes escolares; ampliação do Programa de Formação da rede; e a elaboração do Guia do Planejamento Pedagógico.
“O ano de 2022 será de novas estratégias para problemas já conhecidos. Sempre tivemos crianças com dificuldades. O que mudou foi nosso olhar, nosso plano de ação frente a essas defasagens. O momento é de flexibilizar, mapear, compreender e atuar. Ter acompanhamento mais minucioso dessas defasagens e potencialidades permitirá avanço real da aprendizagem”, explicou a coordenadora geral da Secretaria de Educação, Nádia Ferreira.
Secretaria de Educação apresenta planejamento de ações para 2022 aos gestores da rede municipal