Além dos benefícios para o corpo, a prática contribui para aumentar a concentração e trazer tranquilidade aos alunos
Os benefícios da ioga para a saúde são há tempos conhecidos e difundidos por especialistas. Mas na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires, a prática é uma das inovações na disciplina de Educação Física, inserida neste período de pandemia do coronavírus, e já ganhou adeptos: os alunos dos Jardins I e II, 4 e 5 anos, da E.M. Monteiro Lobato, no Bocaina.
A ideia de propor movimentos da ioga para as crianças surgiu durante a preparação das atividades do professor Fred Madureira Costa, 52 anos, para a plataforma de ensino remoto. “Em minhas pesquisas, encontrei a referência da ioga, que traz mais tranquilidade, que acalma, enquanto também estimula os movimentos do corpo. Algumas das atividades propostas não tinham participação. Percebi que os alunos se identificaram com a ioga”, explicou.
Durante as aulas na E.M. Monteiro Lobato, as crianças observam e replicam as posições demonstradas pelo professor. Os movimentos são leves e foram adaptados à prática dos alunos do Ensino Infantil, aliados a outros exercícios também dados ao final da aula. “Especialmente nesse momento de retorno ao presencial, a ioga é uma forma de acolhimento, que também ajuda a trabalhar aspectos psicológicos. E as crianças estão curtindo”, avaliou o professor.
“Os professores e profissionais da Educação Municipal fazem importantes contribuições e estão tendo papel fundamental neste processo de volta gradativa de aulas presenciais. Essa atualização permanente, as inovações propostas, são estímulos e conquistam os alunos. Isso é fundamental na construção de um processo mais eficiente de ensino-aprendizagem”, observou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.
Além de dar aulas na E.M. Monteiro Lobato, o professor Fred, que está introduzindo a prática da ioga nas aulas de Educação Física, também leciona nas escolas E.M. Prof. Francisco Lourenço de Melo, no Pilar Velho; E.M. Prof. Mabel Cunha, no Parque do Governador; e na E.M. Irmã Maria Bernadete, na Quarta Divisão – regiões afastadas da área central do município.
Ioga foi inserida nas aulas da rede municipal para trabalhar o corpo e a concentração das crianças, neste processo de acolhimento ao ensino presencial
Alunos dos Jardins I e II da E.M. Monteiro Lobato participam de aulas de ioga com professor de Educação Física, Fred Costa