Conforme o Mais Notícias havia adiantado na edição nº.439, foi aprovado pelos vereadores de Ribeirão Pires, em sessão extraordinária realizada no último dia 23, o Programa Atividade Delegada. A iniciativa consiste em um convênio entre as Prefeituras e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para que os policiais militares, por meio de gratificação, trabalhem para a Prefeitura em seus dias de folga, evitando que os profissionais façam “bicos” para complementar a renda.
De acordo com o prefeito Clóvis Volpi (PV), a Prefeitura disponibilizará de R$ 40 mil à R$ 50 mil por mês para a gratificação dos policias. O número de PM’s que serão contratados ainda não está definido, mas o Chefe do Executivo acredita que deva ser entre 18 à 20 profissionais. O início para a contratação também não está definido, já que após a aprovação da Câmara, falta acertar o convênio com a Secretaria estadual.
O Mais Notícias recebeu diversas manifestações de leitores, sugerindo que a Atividade Delegada se estenda à Polícia Civil e à Guarda Civil. Um deles é o Delegado Assistente do Diretor do DECAP, Choji Miyake. “Sugerimos que também a Polícia Civil seja incluída para participar nas horas de folga como reforço nas Delegacias, para assim dar maior rapidez aos registros dos casos apresentados, liberando para que retornem às ruas os PMs e os Guardas Municipais. Os Guardas Civis Municipais também deverão ser convocados nas suas folgas, com pagamento de horas extras aos valorosos guardas, os quais conhecem toda cidade e a maioria da população, agindo com maior possibilidade de êxito em suas horas de folgas, reforçando a segurança da cidade”.
Indagado se essa extensão será possível no município, Volpi disse que no caso da Polícia Civil o programa deverá ser expandido, mas para a GCM não é possível. “Vamos tentar com a PM primeiro, se der certo, a Polícia Civil tem abertura, deveremos expandir. Já com a Guarda Municipal não é possível fazer este programa, pois ela não tem poder de polícia e quando eles são chamados para algum serviço fora de seu horário, recebem hora extra”.
Em novembro, Volpi disse que a Atividade Delegada em Ribeirão Pires, será “especificamente no combate aos locais onde há, sistematicamente, o usuário de droga, para evitar a comercialização”.