Além do incentivo ao consumo de itens naturais, alunos aprendem sobre cultivo e preservação ao meio ambiente
As escolas municipais de Ribeirão Pires estão promovendo série de ações para estimular a alimentação saudável. No Parque do Governador, a E.M. Prof. Mabel Cunha reservou espaço especial para a implantação de horta. Projeto que, além de incentivar o consumo de itens naturais nas refeições, permite o contato das crianças com a terra, por meio do plantio e cultivo de hortaliças.
Seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, os alunos do maternal estão, em grande maioria, tendo a primeira experiência com uma horta. “O projeto nasce da necessidade de estimular a alimentação saudável, de possibilitar às crianças plantar, ver crescer, ter responsabilidades no cultivo das plantas. E, ao final deste processo, colher e experimentar a verdura, que muitas vezes o aluno só vê quando já está à mesa”, explicou a coordenadora pedagógica da unidade, Elaine Maria Matheus Queiroz.
Taynara Daniel, aluna de 4 anos, já tinha plantado uma flor em casa, mas viu pela primeira vez o plantio de verduras na horta da escola. “Descobri agora”, disse Taynara quando questionada sobre a origem dos alimentos.
A rotina de alimentação, o consumo de itens saudáveis e a observação de aspectos dos alimentos, como cores, texturas, entre outros pontos, estão sendo trabalhados pelas escolas em toda a rede municipal. “Ficamos felizes ao ver, de perto, como essas iniciativas cativam os alunos, que estão sempre atentos às orientações e explicações das professoras. Um trabalho de excelência”, avaliou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.
Por meio do projeto de horta, escola municipal estimula alimentação saudável
Aluna Taynara Daniel, 4 anos, está aprendendo a origem dos alimentos no projeto da E.M. Prof. Mabel Cunha