A Câmara de Ribeirão Pires aderiu ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A Casa Legislativa instalou luzes na cor da campanha para alertar os munícipes sobre a importância de se tratar do tema. Durante todo o mês de setembro, ações de conscientização e esclarecimentos sobre a temática serão levadas aos servidores municipais, como forma de contribuir para a orientação e diminuição dos casos de suicídio.
O Legislativo Municipal adotou a medida para dar mais visibilidade a campanha. Durante décadas, pouco se falou sobre suicídio, mas uns tempos para cá, as barreiras foram sendo derrubadas e as informações compartilhadas, levando conhecimento e métodos de prevenção.
Em 2020, os vereadores aprovaram projeto de lei instituindo em Ribeirão Pires o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção de Direito ao Acesso à Saúde Mental Entre Jovens e Adolescentes, que está sendo implantado neste ano através da Prefeitura Municipal.
O programa tem por objetivo ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes, e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquicos que possam conduzir ao suicídio, através de iniciativas como, realização de palestras, discussões, exposição informativa sobre os serviços e contatos do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), informação sobre a forma de atendimento psicológico e psiquiátrico nos serviços de saúde e formação e fortalecimento de Grupos de Apoio Psicossocial Adulto e Infantil.