Hospital São Lucas e unidades de saúde têm programação para conscientização sobre o tema
As unidades de saúde de Ribeirão Pires estão realizando ações em alusão ao agosto dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro, a televisão informativa transmite mensagens sobre a importância do aleitamento materno. Já no Hospital e Maternidade São Lucas, as nutricionistas orientam as mães que deram à luz recentemente.
Para Haroldo Costa, diretor da UBS do centro, passar os informes através da televisão da Unidade foi uma alternativa encontrada para entreter a população enquanto aguarda o atendimento. “Montamos um vídeo bonito e animado que chama a atenção de todos e essa foi a alternativa que encontramos também para educar a população enquanto aguarda o atendimento”, comentou o dirigente.
Já no Hospital e Maternidade São Lucas, as nutricionistas, por sua vez, se empenham no trabalho de conscientização às mães. A cada visita, Larissa Cavalcanti, explica que o leite materno pode evitar o desenvolvimento de doenças. “O bebê que recebe o leite materno é menos propício a desenvolver doenças. É uma alimentação completa, que contém todos os nutrientes necessários, desde os suplementares e gorduras necessárias, até os que saciam a sede”, comentou. Jaqueline Almeida é outra nutricionista que realiza este trabalho. “Muitas mães não sabem, mas é muito importante que realizem a amamentação de uma mama por vez, assim, o bebê consegue absorver o máximo de nutriente possível. Por isso, neste mês reforçamos esses pequenos avisos”, salientou a profissional.
A campanha deste ano do agosto dourado tem como lema “proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos”, que traz o foco para importância de uma atuação inter e multissetorial em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar dos recém-nascidos.
Pacientes ficam informados enquanto aguardam o atendimento na UBS do Centro. Gabriel Mazzo PMRP
Televisão transmite diariamente informações sobre o aleitamento materno
Jaqueline Almeida(a esq.) e Larissa Cavalcanti (a dir.) são as nutricionista responsáveis por orientar as mães no Hospital e Maternidade São Lucas