Equipamento recebeu quase mil crianças entre os dias 24 e 25 de julho, em ação voltada à Educação para o Trânsito
O Parque Oriental de Ribeirão Pires foi palco de muita orientação sobre trânsito seguro no último fim de semana, dias 24 e 25 de julho. Com a utilização do Cimob – Circuito Itinerante de Mobilidade pela primeira vez, estima-se que cerca de mil crianças de dois a 12 anos participaram de ação voltada à Educação para o Trânsito em evento gratuito promovido pela parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil e a Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (Sejel).
Estruturado de forma inflável e personalizado com pontos famosos da Estância Turística do Grande ABC, o circuito conta com representações de vias em três eixos temáticos: pedestre, ciclista e automóvel. Junto ao equipamento, são disponibilizadas motos elétricas infantis, voltadas para crianças de três a seis anos. Para crianças mais velhas, a atividade pode ser realizada com bicicletas. Além disso, o circuito trabalha ações voltadas a boas práticas enquanto pedestres, possibilitando a participação de mais novos, acompanhados de monitor.
Todo o material utilizado durante a ação passava por higienização antes de ser disponibilizado para outra criança. Além disso, também é importante salientar que a fila obedeceu regras de distanciamento e todos precisaram usar máscaras durante todo o permanecimento no espaço.
Jo Vicente Lima, moradora da Vila Suissa, levou a neta Maria Clara e a sobrinha Ariane para passear e foram surpreendidas pelo circuito. “Vimos toda a montagem do equipamento, desde o começo. As meninas ficaram ansiosas, tanto que foram as primeiras a participar e adoraram”, declarou Jo Vicente.
Segundo o coordenador do projeto de Educação para o Trânsito de Ribeirão Pires, Fábio Leme, o novo equipamento inflável entra como importante reforço nas atividades com os alunos da rede. “Como a estrutura é itinerante, nossa ideia é conseguir atender todas as escolas da cidade, além da possibilidade de estarmos em espaços públicos”, explicou.
Ainda segundo Fábio, essa ação com as crianças é importante porque estas se tornam replicadores do conhecimento. “Além de estarmos falando sobre segurança no trânsito para futuros condutores, sabemos que essa criança leva o que aprendeu para os pais, mães e familiares. Dessa forma, nós construímos um trânsito mais seguro no futuro, mas também atingimos os condutores e pedestres do presente”, declarou.
Com o Cimob, ações como respeitar o sinal vermelho, atravessar sempre na faixa de pedestres, conhecimento de placas de trânsito e respeito ao ciclista, entre outros conhecimentos, são colocados em prática – o que ajuda as crianças a fixarem o que estão aprendendo.