
Nos processos 0600941-04.2020.6.26.0183 e 0600940-19.2020.6.26.0183, os partidos questionaram o fato de a Câmara Municipal de Ribeirão Pires ter reformado, por meio de nova votação, a decisão que rejeitou as contas referentes ao ano de 2012 do prefeito Clovis Volpi – o que tornaria o atual prefeito da cidade inelegível na ocasião. Como a ação foi rejeitada em primeira instância, houve o recurso.
Em seu voto, o Desembargador Paulo Galizia, relator do processo, acatou o recurso de PT e PSDB, afirmando que a Câmara Municipal fora informada em 06/11/2020 de que a ata do resultado favorável uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o ato que tornou Volpi elegível foi publicada em 05/11/2020 (antes do pleito), tornando sem efeito o Decreto Legislativo publicado com o resultado da segunda votação. Consequentemente, por estar inelegível no momento da votação, realizada em 15/11/2020, o resultado da eleição foi decretado inválido. “Por fim (…) estou dando provimento aos Recursos Contra a Expedição de Diploma (…) e dou provimento ao recurso para cassar os diplomas conferidos a chapa majoritária composta pelos recorridos (Volpi e o vice, Amigão D’Orto)”, no que foi seguido nas declarações de voto do revisor, Dr. Marcelo Vieira de Campos e do desembargador Dr. Nelton dos Santos. Como não houve objeção, o resultado foi considerado unânime, ressaltando que cabe recurso.
PT esperançoso – “Sabemos que haverá recurso e faremos toda a luta para que seja mantida a decisão do TRE-SP e estamos confiantes de que isso acontecerá nas instâncias superiores. O que posso dizer é que a candidatura de Clóvis Volpi levou o eleitor de Ribeirão Pires ao erro e, por isso, a cidade dorme hoje e acorda amanhã com um prefeito cassado” afirmou o presidente do PT, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, ao Mais Notícias, antes de ressaltar que a expectativa do partido é de uma mudança radical no quadro político: “Com a decisão referendada, acreditamos que a chapa que terminou em segundo lugar (NR: encabeçada pelo falecido Felipe Magalhães com Jaque Cipriany como vice) deveria assumir a diplomação, decisão que a justiça vai ter que tomar como desdobramento desse julgamento. Só lamentamos não poder contar com Felipe entre nós neste momento. Mas sua luta está, presente e real”, finaliza.
Volpi tranquilo – O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, mostrou tranquilidade em relação ao fato em fala ao Mais Notícias: “Não posso discutir o voto dos juízes, mas vamos recorrer. Há embargos de declaração, o Tribunal Superior Eleitoral, o Supremo. São teses distintas, tanto que ganhamos em primeira instância, perdemos em segunda e vamos para a terceira instância. A população pode ficar tranquila, isso não vai interferir em absolutamente nada na gestão da cidade. Todos os recursos serão impetrados no exercício do mandato”.