Panorama Veículos, uma história de sucesso e inovação

Em 2002, o empresário Mauro Cheister decidiu pôr em prática uma proposta comum: montar uma loja de carros como qualquer outra. Em outubro daquele ano, a Panorama Veículos abriu as portas. Na época, a loja tinha apenas meia dúzia de automóveis para venda e contava com o próprio Mauro como vendedor e um lavador.

Um negócio simples virou sucesso absoluto no mercado de compra e venda de veículos

Segundo a própria avaliação de Cheister, o mercado de venda de carros, na época, era menos dinâmico. “Fazíamos muitas trocas. Os carros antigos tinham um valor comercial maior, assim como a liquidez”, comenta o empresário. Para ele, com a expansão do crédito e a facilidade na aprovação, os veículos mais novos ficaram cada vez mais acessíveis e diminuíram o interesse do consumidor em automóveis mais antigos.

É nesse contexto que Mauro Cheister começa a aproveitar tais oportunidades para desenvolver ações inovadoras em sua loja, o que possibilitou a transformação de seu estabelecimento em um “Negócio de Peso”.

Apenas para entender um pouco da criatividade e do espírito aventureiro do novo empresário, antes da Panorama, nunca se tinha ouvido falar de um feirão de automóveis em Ribeirão Pires; Os bancos não davam tanto incentivo ao lojista, porque seus estabelecimentos não estavam  muito bem organizados. Mauro implantou aos poucos todo esse processo em seu estabelecimento. Organizou a empresa com equipe de vendas, gerente, sala de reuniões e até um slogan, o que obrigou as demais concorrentes a buscarem se adequar ao mesmo perfil. “Hoje temos vários eventos, lojas que seguiram nosso modelo se desenvolveram muito bem e não seguiram somente nossa forma de fazer propaganda, mas sim aprenderam a se organizar”, revela Cheister.

Falando também em inovação, a Panorama foi a primeira locadora de veículos de Ribeirão Pires. “Isso foi acreditar e empreender. Sofremos no início, mas hoje temos dezenas de veículos alugados para empresas e isso nos fez conhecer muitos novos clientes e nos ajudou a crescer”. Este serviço prestado cresceu bastante nos últimos anos. Hoje, a empresa tem uma cartela de clientes fiéis composta por pequenas empresas da região, empresas de telefonia e também de segurança que o procura para soluções em gestão de frota.

Além da locadora, ela se destacou sendo a primeira concessionária de motos da cidade, com uma loja completa de máquinas novas e usadas com oficina e butique. “Antes eu sinceramente não lembro de ter visto uma moto Kasinski em Ribeirão Pires, mas nos últimos dois anos temos aproximadamente 30% das vendas de motos novas na cidade”.

Sobre a formação da equipe, Mauro comenta: “Nossa equipe demorou muito tempo para se formar e ter pessoas responsáveis e compromissadas com seu trabalho. Antes disso, tivemos uma rotatividade considerável de pessoas, mas hoje podemos dizer que somos um time”. Para isso, a empresa investe em seus funcionários, buscando qualificação para eles. “Ano que vem teremos dois gerentes que vão cursar a faculdade de gerenciamento de pessoas. Os funcionários da Panorama também têm participado de forma rotativa de um treinamento de alta performance chamado Master Mind”.

Para chegar a esse ponto, os desafios foram vários, porém, o idealizador de tudo explica que o foco em obter a fidelização do cliente colaborou para superar as dificuldades. “Os principais desafios foram conquistar clientes e ter uma carteira fidelizada. Hoje temos mais de 6.000 clientes, a maior parte da cidade. As pessoas já nos conhecem e sabem que podem confiar”, comenta Mauro, satisfeito.

O empresário, agora, aposta no futuro e prepara algumas surpresas para o ano que vem. “Em 2007 abrimos uma locadora de veículos; em 2008 abrimos uma concessionária de motos; em 2009 abrimos outra loja de automóveis; em 2010 abrimos a concessionária Kasinski de Mogi da Cruzes. Agora, em 2011, não ficaremos parados, pode ter certeza”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também