Ação gratuita tem como objetivo impedir o depósito irregular de materiais em vias públicas e terrenos baldios
Com o objetivo de impedir que produtos descartados, como móveis, eletrodomésticos, madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Zeladoria de Manutenção Urbana (ZEMA) realiza a Operação “Cata-Bagulho”. Entre os meses de janeiro a abril deste ano, foram recolhidos aproximadamente 2.400 toneladas de materiais.
O Cata-Bagulho é serviço gratuito que auxilia a conservação do espaço público e e tem o objetivo de coibir descarte irregular – crime ambiental, sujeito à multa, em caso de flagrante. “A ação é uma oportunidade para a população se desfazer da maneira correta de objetos, além de prevenir a proliferação de focos de transmissores de doenças.”, destacou o secretário Rubão Fernandes.
Durante o cata-bagulho, as equipes recolhem grandes volumosos, como móveis, colchões, sofás, sucatas entre outros. Não são recolhidos galhos, resíduos de processo produtivo de empresas, volumes grandes de entulhos e restos de materiais de construção.
Agendamento – é possível efetuar agendamento prévio do serviço por meio do telefone 4828 -1609 ou email: [email protected]. Quando confirmada, basta colocar os objetos que serão recolhidos em suas calçadas, com uma hora de antecedência do horário agendado.
Equipes recolhem materiais nas calçadas em horário agendado