Serpente venenosa é agressiva e sua picada pode causar danos à saúde humana
O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires atendeu na manhã desta sexta-feira, dia 14, um chamado para resgatar uma cobra da espécie “Bothrops Jararaca”, mais conhecida como Jararaca da Mata, em uma residência no bairro da Vila Suíssa. A cobra foi retirada pelos agentes Allan, Paulo,Thainan e Murilo, e devolvida à mata, em região afastada das casas.
Além de peçonhentas, as serpentes desta espécie são agressivas e sua picada podem causar danos severos à saúde, sendo necessário atendimento médico imediato e aplicação de soro antiofídico.
É comum que cobras como essa sejam encontradas na cidade, como explica Jéssica Piovezan, coordenadora responsável pelo CCZ. “Ribeirão Pires é uma cidade com matas e características ideais. Então, as cobras e outros animais, principalmente os roedores, saem em busca de alimentos e também à procura de sol, por isso, acabam entrando nas residências”, esclarece a coordenadora.
Por se tratar de um animal venenoso, é de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses realizar a captura e manejo desses animais. O CCZ atende através do telefone: 4824-3748.
Outro Chamado – No Jardim Dois Melros, um Saruê Marsupial da espécie Didelphis Aurita, que pode ser um intermediário do Trypanosoma Cruizi, causador da doença de Chagas, foi resgatado em outra residência e também solto na mata. Possivelmente, o animal foi em busca de alimentos ou moradia.