Secretaria de Educação mantém diálogo aberto com comunidade escolar e adota medidas para garantir retomada segura de atividades
A Prefeitura de Ribeirão Pires publicou neste sábado, dia 13, decreto municipal (N° 7.124/2021) que adiou, novamente, o retorno das aulas presenciais para as redes estadual e particular da cidade para o dia 5 de abril. A medida preventiva à disseminação do coronavírus foi tomada no momento em que o município enfrenta o aumento dos casos de covid-19 e consequente alta da demanda por internação em leitos da rede pública de saúde, que está sobrecarregada.
As atividades presenciais na rede municipal já estavam previstas para serem retomadas no dia 5 de abril (Decreto Municipal N° 7.115/2021) – unidades particulares e estaduais retornariam presencialmente no dia 22 de março. O retorno presencial, entretanto, segue em discussão pela Prefeitura, considerando o cenário da pandemia e as condições epidemiológicas locais.
“Em Ribeirão Pires nós priorizamos a vida de nossas crianças, jovens e profissionais da Educação. O momento é delicado e exige sensibilidade de todos os que atuam nas redes de ensino. Estamos ouvindo toda a comunidade escolar e as autoridades de saúde para a tomada de decisões”, explicou a secretária de Educação do município, Rosi Ribeiro de Marco.
Novas orientações para a Educação – As medidas de combate ao coronavírus foram endurecidas em Ribeirão Pires, seguindo, inclusive, a Fase Emergencial do Plano São Paulo, válida para todo o Estado entre 15 a 30/03.
A Secretaria de Educação terá, neste período, atendimento presencial totalmente suspenso. Moradores que precisem de informações ou orientações deverão entrar em contato com os setores pelo e-mail [email protected] – segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os funcionários da Educação permanecerão temporariamente em sistema de teletrabalho (home office).
Nas unidades escolares, o atendimento será feito por meio dos canais eletrônicos – e-mail ou WhatsApp das escolas. Atendimentos presenciais para a retirada de atividades do programa de ensino remoto, por exemplo, deverão ser previamente agendadas com as escolas.
A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires manterá o programa Educa Ribeirão (ensino remoto) neste período. As atividades podem ser acessadas por meio de plataforma online ou, caso aluno não tenha acesso à Internet, realizar a retirada agendada de conteúdos impressos nas escolas.