Prefeitura e Peralta conscientizam sobre descarte regular de lixo

Ação conjunta entre empresa Peralta e Prefeitura orienta população sobre locais e formas corretas de efetuar descarte

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade (Peralta Ambiental), está realizando conscientização sobre a forma correta para descarte de resíduos.

O trabalho acontece de forma gradual com a entrega de panfletos e orientações. A ação teve início pela região central da cidade, onde há maior concentração de estabelecimentos comerciais e maior fluxo de pessoas. As equipes já passaram por comércios nas ruas Doutor Felício Laurito; Stella Bruna Cecchi Nardelli; Felipe Sabbag; Avenida Capitão José Gallo; Vila do Doce e comércios próximos.

No material informativo produzido pela empresa há mensagem indicando os pontos do Centro onde há lixeiras subterrâneas para o descarte correto do lixo, além da informação de que o descarte irregular gera multa.

A iniciativa também conscientiza sobre os malefícios do descarte irregular. O lixo deixado em calçadas atrai animais nocivos e pode ser foco de doenças, além de provocar mau cheiro, atrapalhar a mobilidade nas calçadas, entre outras questões.

Sobre as lixeiras subterrâneas – No início deste ano, as lixeiras subterrâneas instaladas pela Prefeitura na região central de comércio de Ribeirão Pires entraram em funcionamento. Os equipamentos contam com moderno sistema que torna o descarte de resíduos mais organizado, mantendo a limpeza de espaços públicos. São três conjuntos de lixeiras que estão operando na Rua Felício Laurito e, no Boulevard Gastronômico, nas ruas Felipe Sabbag e Stella Bruna Nardelli.

Com a instalação das novas lixeiras pela Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Ribeirão Pires atende reivindicação dos comerciantes e de moradores da área, já que os três pontos são utilizados, principalmente, por bares, restaurantes, feiras-livres e de artesanato – áreas, inclusive, com grande fluxo de pessoas.

As lixeiras têm cerca de um metro de altura. Elas contam com fundo falso que dá acesso aos contêineres instalados no subsolo das calçadas. Cada lixeira tem capacidade para armazenamento de quatro mil litros e, diariamente, os resíduos descartados nos pontos serão recolhidos por caminhão de coleta da empresa que presta serviço ao município. O trabalho será acompanhado pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Compartilhe

Comente

Leia também