Durante pandemia, Ribeirão Pires fortalece atendimentos às famílias em vulnerabilidade social

Prefeitura ampliou canais para moradores acessarem serviços de apoio oferecidos nas unidades dos CRAS municipais

Neste período de combate ao coronavírus, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires fortaleceu a rede de atendimento à população, especialmente para famílias que se tornaram vulneráveis por conta da pandemia. Seguindo as normas de segurança e prevenção à COVID-19, novo canal de comunicação foi criado para facilitar o acesso das pessoas aos serviços e orientações oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Desde junho deste ano, cada CRAS conta com novo número de telefone (celular) para agilizar o atendimento – são aceitas chamadas a cobrar. O morador que precise de informações sobre programas sociais e outros mecanismos de apoio podem entrar em contato para esclarecer dúvidas e até mesmo agendar atendimento presencial com assistente social. O contato deve ser feito junto ao CRAS localizado mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O foco principal do atendimento pelos telefones móveis é a orientação sobre atualização cadastral e inserção de moradores no Cadastro Único, do Governo Federal. Para quem já está no CadÚnico, os novos canais também facilitam o processo de atualização cadastral, que compreende em mudança de endereço, alteração de composição familiar, nascimento, falecimento, alteração de renda e de escola, e cadastro realizado há mais de dois anos.

“Desde o início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou toda a estrutura e suporte necessário da Assistência Social às famílias da cidade. Sabemos que é um período desafiador e que muitas pessoas estão enfrentando os impactos econômicos e sociais causados pela COVID-19. Por isso, atualizamos de forma permanente nossas ações, ampliando os canais de contato para que os moradores tenham garantidas informações e atendimento, dentro do que preconiza a Secretaria de Assistência Social do Estado e também o Governo Federal”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Sobre a atualização do CadÚnico para famílias já inscritas, a secretária alerta. “É importante que a população fique atenta à atualização do cadastro, pois o governo federal usa esses dados para entender a realidade das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para a melhoria de vida desse público. A maioria dos programas sociais que usam o Cadastro Único só concede benefícios para as pessoas que estão com os dados atualizados, como é o caso do Programa Bolsa Família”.

A ampliação do serviço segue diretrizes do Governo Federal e tem como objetivo facilitar o acesso à informação, além de organizar os atendimentos presenciais para evitar aglomerações nas unidades dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da cidade e no Atende Fácil. A iniciativa integra, ainda, esforços de segurança da Prefeitura neste período de combate ao coronavírus.

O que é Cadastro Único – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento para identificação das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Desde 2003, o CadÚnico se tornou o principal instrumento do país para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios como o Programa Bolsa Família. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas, inclusive, aquelas que foram criadas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, como o Auxílio Emergencial e o Auxílio Merenda, que atenderam primeiramente as pessoas que já estavam inscritas no Cadastro Único.

Confira os endereços e telefones dos CRAS da cidade:

CRAS OURO FINO

Endereço: Rua Eduardo Valeriano Nardeli, 367 – Ouro Fino Paulista

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (11) 4823-9283/ (11) 97436-1796 (atende ligações a cobrar)

E-mail: [email protected]

CRAS JARDIM CAÇULA

Endereço: Rua Fagundes Varela, 7 – Jardim Caçula

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (11) 4828-1327/ (11) 96378-1766 (atende ligações a cobrar)

E-mail: [email protected]

CRAS CENTRO

Endereço: Rua Batista Lion, 108 – Centro

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (11) 4824-1485/ (11) 93287-6219 ou (11) 97258-1576 (atende ligações a cobrar)

E-mail: [email protected]

CRAS IV DIVISÃO

Endereço: Estrada do Sapopemba, 5.055 – IV Divisão (Dentro do Espaço CEU)

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (11) 4824-7052/ (11) 97314-0888 (atende ligações a cobrar)

E-mail: [email protected]

Compartilhe

Comente

Leia também