Prefeitura ampliou canais para moradores acessarem serviços de apoio oferecidos nas unidades dos CRAS municipais
Neste período de combate ao coronavírus, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires fortaleceu a rede de atendimento à população, especialmente para famílias que se tornaram vulneráveis por conta da pandemia. Seguindo as normas de segurança e prevenção à COVID-19, novo canal de comunicação foi criado para facilitar o acesso das pessoas aos serviços e orientações oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Desde junho deste ano, cada CRAS conta com novo número de telefone (celular) para agilizar o atendimento – são aceitas chamadas a cobrar. O morador que precise de informações sobre programas sociais e outros mecanismos de apoio podem entrar em contato para esclarecer dúvidas e até mesmo agendar atendimento presencial com assistente social. O contato deve ser feito junto ao CRAS localizado mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
O foco principal do atendimento pelos telefones móveis é a orientação sobre atualização cadastral e inserção de moradores no Cadastro Único, do Governo Federal. Para quem já está no CadÚnico, os novos canais também facilitam o processo de atualização cadastral, que compreende em mudança de endereço, alteração de composição familiar, nascimento, falecimento, alteração de renda e de escola, e cadastro realizado há mais de dois anos.
“Desde o início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou toda a estrutura e suporte necessário da Assistência Social às famílias da cidade. Sabemos que é um período desafiador e que muitas pessoas estão enfrentando os impactos econômicos e sociais causados pela COVID-19. Por isso, atualizamos de forma permanente nossas ações, ampliando os canais de contato para que os moradores tenham garantidas informações e atendimento, dentro do que preconiza a Secretaria de Assistência Social do Estado e também o Governo Federal”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Sobre a atualização do CadÚnico para famílias já inscritas, a secretária alerta. “É importante que a população fique atenta à atualização do cadastro, pois o governo federal usa esses dados para entender a realidade das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para a melhoria de vida desse público. A maioria dos programas sociais que usam o Cadastro Único só concede benefícios para as pessoas que estão com os dados atualizados, como é o caso do Programa Bolsa Família”.
A ampliação do serviço segue diretrizes do Governo Federal e tem como objetivo facilitar o acesso à informação, além de organizar os atendimentos presenciais para evitar aglomerações nas unidades dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da cidade e no Atende Fácil. A iniciativa integra, ainda, esforços de segurança da Prefeitura neste período de combate ao coronavírus.
O que é Cadastro Único – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento para identificação das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Desde 2003, o CadÚnico se tornou o principal instrumento do país para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios como o Programa Bolsa Família. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas, inclusive, aquelas que foram criadas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, como o Auxílio Emergencial e o Auxílio Merenda, que atenderam primeiramente as pessoas que já estavam inscritas no Cadastro Único.
Confira os endereços e telefones dos CRAS da cidade:
CRAS OURO FINO
Endereço: Rua Eduardo Valeriano Nardeli, 367 – Ouro Fino Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4823-9283/ (11) 97436-1796 (atende ligações a cobrar)
E-mail: [email protected]
CRAS JARDIM CAÇULA
Endereço: Rua Fagundes Varela, 7 – Jardim Caçula
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4828-1327/ (11) 96378-1766 (atende ligações a cobrar)
E-mail: [email protected]
CRAS CENTRO
Endereço: Rua Batista Lion, 108 – Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4824-1485/ (11) 93287-6219 ou (11) 97258-1576 (atende ligações a cobrar)
E-mail: [email protected]
CRAS IV DIVISÃO
Endereço: Estrada do Sapopemba, 5.055 – IV Divisão (Dentro do Espaço CEU)
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4824-7052/ (11) 97314-0888 (atende ligações a cobrar)
E-mail: [email protected]