Prefeitura e Procon Ribeirão Pires cobram posicionamento da Enel

Moradores e empresas que receberam contas com valores acima do esperado devem obter orientações junto ao órgão de defesa do consumidor da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires e o Procon da cidade estão atuando junto à Enel para apurar e solucionar as demandas apresentadas por consumidores sobre contas de energia elétrica com valores acima do esperado, especialmente referente ao mês de junho deste ano. O trabalho está sendo feito de forma alinhada junto à Fundação Procon-SP, que também cobra posicionamento da Enel.

Moradores e empresas que receberam contas com preços considerados abusivos devem solicitar orientação ao Procon Ribeirão Pires pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4824-5121 (segunda a sexta-feira, das 10h às 15h30).

Entre os meses de março, abril e maio, a Enel suspendeu a leitura presencial dos relógios que medem o consumo de energia elétrica, por conta da pandemia do coronavírus. Por essa razão, a empresa vem realizando a cobrança pela média de consumo (doze meses anteriores). O Procon-SP considera que a escolha da alteração do método da leitura e de cobrança do consumo de energia foi feita pela Enel e, portanto, avalia que impor a cobrança da diferença entre a média e o consumo real seria uma prática abusiva.

O Procon-SP discute com o Ministério Público de São Paulo o caso, para estabelecer e garantir medidas de proteção aos consumidores.

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