Decisão conjunta entre Prefeitura e comunidade católica faz parte das medidas de combate à disseminação do coronavírus na cidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires, em decisão conjunta com a comunidade católica do município, suspendeu a realização das tradicionais atividades em celebração ao Corpus Christi e a Festa de Santo Antônio (que neste ano chegaria à 44ª edição). A medida tem como objetivo evitar aglomerações de pessoas dentro das normas de segurança estabelecidas para o combate à disseminação do coronavírus.
O feriado de Corpus Christi foi antecipado pelas Prefeituras do Grande ABC para o dia 22 de maio. A data religiosa, 11/06, entretanto, foi mantida. O dia é marcado pela confecção de tapetes, procissão e missas. Foram essas as atividades suspensas pela Prefeitura e pelas paróquias de Ribeirão Pires.
“O Corpus Christi é uma celebração importante para os católicos na qual reforçamos nossa fé na presença real de Cristo no pão e no vinho, o mistério Eucarístico. Em nossa cidade consagrou-se a celebração conjunta de todas as paróquias, um momento forte de fé e unidade. No entanto, neste ano de 2020 estamos vivendo uma pandemia que tem ceifado muitas vidas. Neste sentido, atentos ao valor da vida e cientes da importância do isolamento social para conter o contágio do coronavírus, achamos por bem suspender a celebração conjunta e celebrar individualmente em cada paróquia, por transmissão ao vivo”, explicou o coordenador das atividades no município, Vigário Regional Pe. Rogério Duarte Irmão.
O Dia de Santo Antônio, 13 de junho, tem ações especiais em Ribeirão Pires, com a celebração de missas e festejos típicos deste período que valorizam a cultura local. A realização do evento, que neste ano aconteceria entre 11 e 14 de junho, foi suspensa pela Prefeitura e pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
“Agradeço à Prefeitura e a todos os seus colaboradores pela Festa de Santo Antônio realizada no ano passado, no Complexo Ayrton Senna, que teve grande valia para nossa Paróquia. Devido à atual situação que vivemos, com a pandemia do coronavírus, não será possível a realização de nossa Festa neste ano, mas temos a esperança de poder realizá-la novamente em 2021”, afirmou o padre Mário Alecio Ferreira da Silva, pároco e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.