Muitos devem compartilhar do meu ponto de vista que o critério adotado pelo Governador João Dória para a flexibilização da quarentena está equivocado.
O número de vagas em aberto nas UTI’s dos hospitais não me parece apropriado. Só faltava incluir no decreto que o número de vagas disponíveis nos cemitérios também fosse levado em conta, porque parece que a intenção não é conter o contágio, mais administra-lo.
O critério principal deveria ser o controle ou redução do número de casos e não abrir novas frentes para a disseminação do vírus liberando a quarentena, mesmo que parcialmente só porque teríamos condições de atender os doentes.
Se a condição para a flexibilização fosse a estabilidade ou a redução do número de casos, o governo estaria premiando as regiões que tiverem maior êxito no controle da pandemia, porém ao adotar o atual critério está premiando o município que teve mais recursos para investir no atendimento.
Esperamos que nosso governador que até agora tem sido muito coerente em suas ações, reveja esta decisão que pode não ser a mais acertada pra o atual momento.
Por Antonio Carlos (Gazeta)