No período de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus, estudantes da Educação Infantil participam de ações de conscientização pela Internet
Com a suspensão das aulas presenciais por causa do coronavírus, o programa de Educação no Trânsito promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, com o apoio da Secretaria de Educação, também se adaptou para seguir levando informações para os estudantes. As aulas passaram a ser realizadas online, dentro do projeto “Brincando de Trânsito”.
Neste mês, participam das atividades remotas os alunos do Jardim I e II das escolas municipais Fiorindo Roncon, no Roncon; Herbert de Souza, no Jardim Caçula; Professor Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino; e Francisca Lourenço de Melo, na Vila Rica.
Por meio de aplicativo de mensagens, vídeos são enviados para as Coordenadoras Pedagógicas e, posteriormente, para os professores e aos pais dos alunos. Com imagens lúdicas, a equipe do utiliza fantoches, a “Turminha do Trânsito”, para falar sobre respeito às leis e prevenção de acidentes. O personagem principal é o “Gugu”.
Na primeira videoaula, “Gugu” convida a criança a resgatar o conhecimento das cores do semáforo e, na sequência, propõe exercer o conhecimento na prática através da atividade corporal, na “Brincadeira do Semáforo”, fazendo com que os alunos relacionem as cores semafóricas com os cuidados que devemos ter no trânsito. A proposta da atividade também é brincar com a família. Ao final do exercício, o aluno faz desenho em folha de papel sulfite com o tema semáforo.
“Estamos readequando nosso trabalho e utilizando as plataformas digitais. Os conteúdos são totalmente produzidos em home office, mantendo as regras de distanciamento social para dar continuidade às nossas ações”, explicou o educador de Trânsito, Fábio Bertrani.
Para as famílias que não possuem acesso à Internet, a equipe de Educação no Transito preparou kits e os pais podem retiram os conteúdos na unidade escolar.
Aprendendo em casa – No início de abril, a Secretaria de Educação implantou o programa “Aprendendo em Casa” como forma de manter as atividades pedagógicas durante o período de combate ao coronavírus, por meios online, aos cerca de 7.500 alunos das escolas municipais. Cada unidade escolar disponibiliza aos pais/responsáveis pelos estudantes atividades por meio dos canais digitais, seguindo orientações da equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
Além de atividades educativas, a Prefeitura tem promovido ações esportivas, cursos culturais, de entidades da Assistência Social, via Internet nesse período de suspensão de atividades presencias.