Professores adaptam conteúdo e enviam aos alunos por aplicativos de mensagens.
Com a suspensão das aulas presenciais por causa do coronavírus, o programa “Tempo de Aprender – Educação para Jovens e Adultos (EJA), promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, também se adaptar durante a pandemia do coronavírus. As aulas passaram a ser realizadas online, dento do projeto “Aprendendo em casa”.
Por meio de aplicativo de mensagens e vídeos, os professores conseguem se comunicar com os alunos. O objetivo é não parar o ensino nesse período de combate ao coronavírus. Cada educador organizou o melhor horário para as postagens e como o estudante deve desenvolver cada lição. Os grupos de WhatsApp foram formados de acordo com o nível de aprendizagem, junto com seus professores e coordenadores.
A aluna Eleunuca Maria de Jesus, de 47 anos, moradora da Santa Luzia, aderiu às aulas online. “Estou gostando muito. O professor é bem atencioso. Ele manda todo dia atividade no grupo. Assim, mesmo sem podermos ir à escola, não fico atrasada nas lições”, comentou.
A secretária de Educação explicou, Flávia Banwart, explicou que o setor Pedagógico apontou os alunos sem acesso à internet e esses, o contato é por meio de telefone fixo. “Os professores estão empenhados e dando suporte diferenciado. Nosso intuito é não deixar esses alunos desmotivados e ociosos por longo período”, explicou. Atualmente, cerca de 75 alunos estão matriculados no “Tempo de Aprender”.
Para viabilizar o “Aprendendo em casa”, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.