Durante período de isolamento social, profissionais da Secretaria de Cultura realizam atividades por meio de plataformas online
No período de isolamento social para o combate ao coronavírus, a tecnologia se tornou importante aliada do ensino. Cerca de 1200 alunos da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, estão assistindo aulas à distância, por meio de aplicativos e ferramentas digitais como Skype e WhatsApp.
São aulas de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violão, Piano, instrumentos de Sopro (Oboé, Clarinete, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba), Contrabaixo, Guitarra e Bateria. Esta foi uma alternativa encontrada pelo Poder Público Municipal para manter o cronograma de aulas e avaliações durante o período de isolamento e restrição de circulação ocasionado pela Pandemia do Coronavírus (Covid-19).
O ensino online também está sendo aplicado aos alunos de Produção Musical do Projeto Trilhar – Núcleo de Música, Arte e Tecnologia, desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Estúdio Versax. Estão sendo realizadas atividades através de salas de reunião via Skype com o professor e os 22 alunos da turma e, já em andamento, produções mais complexas a serem veiculadas posteriormente no Youtube.
“As ferramentas online se tornaram importante aliadas das equipes da Prefeitura para dar sequência às atividades culturais, sociais, na educação e no esporte. Com isso, reduzimos o impacto do isolamento social na grade dos cursos gratuitos. Adotamos o teletrabalho para todos os setores que não exigem serviço presencial e estamos realizando reuniões e conferências pela Internet”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Outras áreas da cultura também estão desenvolvendo atividades online, a exemplo das turmas de desenho mangá.