Forças de segurança realizam operação integrada em Ribeirão Pires

Durante o mês de março, ações ostensivas e preventivas contra a criminalidade serão reforçadas pela GCM, em parceria com PM e Polícia Militar

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, deu início nessa segunda-feira, dia 2, à nova ação integrada entre as forças policiais para promover a segurança na cidade. A primeira ação ostensiva e preventiva ao crime nesse mês aconteceu durante solenidade de hasteamento da bandeira do município – homenagem pelo mês de aniversário de Ribeirão Pires – no Mirante Santo Antônio.

A operação integrada, que ganhou o nome de Operação Força Total, acontecerá durante o mês de março e contará com trabalho integrado entre as equipes da GCM, ROMU, ROTAM e Canil; a Polícia Civil; e a Polícia Militar da cidade, além do BAEP. Essas atividades acontecem em Ribeirão Pires desde 2017, como forma de coibir a criminalidade. A ação, somada aos investimentos da Prefeitura em segurança, apresenta resultado positivo.

Presente na cerimônia, o prefeito Adler Teixeira – Kiko, destacou a importância do trabalho policial na cidade. “Iniciamos o aniversário da cidade dando merecido destaque a um dos setores mais importantes para a população, a segurança pública. De 2017 pra cá, a Prefeitura ampliou os investimentos para a GCM e fortaleceu a parceria com as forças policiais do Estado. O resultado é a queda permanente dos índices de violência na cidade”, declarou.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo referente ao ano de 2019, houve queda na criminalidade em Ribeirão Pires. A cidade teve o melhor desempenho em 19 anos na diminuição de homicídios, latrocínios e furtos diversos. Referente a roubo de veículos, o ano foi o melhor dos últimos 10 anos, e em roubos diversos, melhor do que os 8 anos anteriores.

A Estância encontra-se, atualmente, entre as 30 cidades mais seguras do País, segundo dados do Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A diminuição dos índices é resultado das ações de fortalecimento promovidas de forma permanente pela Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires.

“Estamos realizando um trabalho intenso de fortalecimento da segurança na cidade. Melhorar a qualidade de vida da nossa população é prioridade da Prefeitura, que se dedicou a promover a valorização do efetivo da nossa GCM e adquirir novos equipamentos e armamentos”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, coronel José Luis Navarro.

Desde 2017, a Prefeitura inaugurou duas novas bases para a GCM (Ouro Fino e calçadão do Terminal Rodoviário), entregou novas instalações para a Secretaria de Segurança Urbana e para a Central Integrada de Videomonitoramento 24h; entregou duas novas viaturas Hilux 0km para a ROMU, além de Renault Duster 0km doado pela CBC ao município; entregou novos uniformes e armamentos para a GCM, além de colocar em prática plano de valorização profissional dos Guardas. Está em andamento concurso público para a ampliação do efetivo da GCM na cidade.

Capacitação – Em janeiro de 2020, a Secretaria de Segurança Urbana deu início ao Curso de Atualização Profissional aos Guardas Civis Municipais, exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Polícia Federal.

Os assuntos abordados durante a formação incluem rotina de trabalho, com aulas práticas de abordagem, por exemplo, e aulas teóricas. Todos os Guardas Civis Municipais de Ribeirão Pires participarão da formação ao longo do ano, sendo divididos em turmas para não onerar o serviço prestado.

Compartilhe

Comente

Leia também