A primeira regra do bom jornalismo quando recebe uma denúncia é checar a veracidade do fato e a confiabilidade da fonte.
Ocorre que em tempos de campanha ou pré campanha eleitoral, boateiros mal caráter se esmeram em espalhar maldades, e alguns mal jornalistas que habitam quase em todos os veículos de imprensa, apressam-se a publicar matérias falsas e mentirosas com o objetivo de atingir a credibilidade e a honra de profissionais honestos e competentes.
Esta semana a bola da vez foi o publicitário Marcio Marques, excelente profissional e cidadão de ilibada reputação, que parece ter cometido o crime de aceitar e desempenhar com muito sucesso o cargo de Secretário de Comunicação da prefeitura de Ribeirão Pires.
Um jornal diário regional que já foi confiável no passado, publicou matéria com grande destaque acusando o secretário de publicar em revista de sua propriedade, anúncios pagos pela prefeitura o que é proibido por lei.
Notícia falsa e mentirosa e plantada por alguém que talvez tenha sido rechaçado pelo secretário em suas investidas para conseguir privilégios, junto a SECOM, tendo o jornalista embarcado na trama e publicado a matéria, levando um conhecido vereador da cidade a pedir explicações do fato ao prefeito.
De fato a Revista “Aqui”, publicada pela a empresa do Secretário Marcio Marques, realmente publicou a programação do Festival do Chocolate em suas páginas, porém por mera cortesia, visando a divulgação do evento, sem qualquer reciprocidade por parte do erário.
Não somos advogados do secretário, porém longo tempo de convivência e trabalho em conjunto, nos permite sair em defesa do mesmo e desaprovar a precipitação do jornalista responsável pela matéria que a publicou sem checar sua veracidade e sua ignóbil fonte.
Gazeta