Decor Mais – Bem vindo HOME-OFFICE!

Por Caroline Roncon – Supervisora da loja de móveis planejados Mais Projetos/Italínea, de Mauá

Na era das novas tecnologias e das carreiras bem-sucedidas, grande parte dos nossos lares possuem hoje uma divisão que antigamente não existia – o escritório. Há quem diga que esta parte da casa foi criada única e exclusivamente para receber o computador e é capaz de ser verdade! Só que com o PC, o escritório tornou-se depósito de papéis, contas e livros que nem sempre são fáceis de organizar.

Em termos de mobiliário, as peças chaves para um escritório resumem-se a uma mesa de trabalho, uma cadeira, gavetas e prateleiras

Além do mais, cada dia é mais comum se levar o trabalho pra casa, para se ter ideia dessa cultura do “home-office”, segundo pesquisa encomendada pela Cisco, 76% dos entrevistados disseram acreditar que não é preciso estar fisicamente no local de trabalho para ser produtivo.

Essa preferência dos brasileiros por trabalhar remotamente está acima da média mundial, que foi de 60%, e só abaixo da Índia, com 93% e China, com 81%. A pesquisa também revelou que 83% dos brasileiros estariam dispostos a trocar salários altos por maior mobilidade e flexibilidade de horário de trabalho. A média mundial para este item foi de 66%.

Este resultado reflete o desejo dos profissionais pela mobilidade como forma de aliar suas responsabilidades com qualidade de vida, por isso, vamos ajudá-lo a transformar seu escritório em um espaço funcional, aonde apetece estar e… trabalhar!

1. Quer seja uma divisão inteira ou parte de uma sala, quarto, ou cozinha, um escritório pode ser criado com sucesso em qualquer canto da sua casa. Antes de passar para a decoração propriamente dita, convém saber que tipo de espaço tem à sua disposição e quais as suas expectativas pessoais relativa ao mesmo: produtividade X entretenimento.

2. Em termos de mobiliário, as peças chaves para um escritório resumem-se a uma mesa de trabalho, uma cadeira, gavetas e prateleiras. Se o seu orçamento for curto ou achar que os conjuntos pré-fabricados são monótonos, vasculhe as garagens de familiares e amigos à procura de peças que, com uma nova pintura ou tecido, podem ganhar um lugar ao sol no seu escritório. Não tenha receio de misturar estilos, mas procure um conceito comum para unir as peças e harmonizar o espaço.

3. Nota importante: quando estiver a escolher uma cadeira tenha em atenção que esta deve ser, antes de tudo, confortável e só depois estilosa! Se não estiver bem instalado, não vai conseguir trabalhar a 100%!

4. Um tapete completa qualquer divisão e, para o escritório, os adereços do chão devem ser grandes e confortáveis. Assim, se estiver cansado de estar em frente ao computador sente-se no chão com as papeladas todas à sua volta e termine uma outra qualquer tarefa enquanto descomprime. Será ainda perfeito para as crianças poderem brincar enquanto faz alguma pesquisa na Internet. Se equipar o escritório com cadeiras que têm rodas, certifique-se que estas conseguem deslizar no tipo de tapete que tem em mente.

5. Os fios do computador, modem, impressora, telefone, fax, TV e rádio a serpentear por todo o lado serão certamente a maior dor de cabeça em qualquer escritório. Felizmente, existem vários modelos para “enrolar” ou “esconder” cabos – engenhocas baratas que, num abrir e fechar de olhos, tornam invisíveis metros e metros de chatice!

6. Mesmo que o seu escritório tenha janelas – o contato visual com o exterior é uma excelente fonte de inspiração e de produtividade – não descuide a iluminação artificial. Para além de uma luz geral (normalmente de teto), invista num bom abajour de mesa que possa ser facilmente regulado para lhe dar mais ou menos luz junto do computador ou de um livro quando mais precisar.

7. Para organizar o seu escritório com estilo, recorra à grande variedade de recipientes existentes – desde cestos, bolsas e caixas – que pousadas numa superfície ou penduradas numa parede reservada para o efeito (esta dica é ótima para rentabilizar pequenas divisões!) – vão garantir um espaço imaculado.

8. Se quiser ir ainda mais longe crie etiquetas divertidas – no computador ou à mão – para identificar tudo aquilo que teve tanto trabalho a organizar! A partir de agora, as arrumações nunca mais voltarão a ser tediosas!

9. A beleza de uma planta, de um arranjo floral ou de uma jarra de flores frescas apanhadas no seu jardim são bem-vindas em qualquer parte da casa. A Mãe Natureza ao seu lado pode ser exatamente o que precisa para terminar aquele relatório enfadonho.

10. Crie um cantinho para a leitura com uma poltrona ou sofá individual, acompanhado de um abajour de pé. Uma manta de cores pendurada nas costas é um acessório econômico que completa esta area bem convidativa!

11. Se tiver espaço inclua um sofá para momentos mais descontraídos… e a opção sofá-cama é sempre um valor agregado para quando tiver visitas, pois, além de um escritório, você fica com um quarto de hóspedes e daí, todo mundo saí ganhando…

Quer colocar em prática as dicas do Decor Mais? Móveis Calixto é o endereço certo

As dicas de Caroline Roncon para tornar o local de trabalho mais confortável e harmonioso estão dadas, e um bom endereço para colocar as sugestões em prática é a loja Móveis Calixto, de Ribeirão Pires, que completa este mês, 20 anos de atividades, reafirmando sua experiência na área.

Lá, você encontra desde um pequeno móvel residencial, até a mobília completa de escritórios, em modelos tradicionais, sofisticados e inovadores, para atender à todos os gostos.

Os produtos de qualidade, unidos ao bom atendimento e bons preços, torna a loja uma referência na região da Grande São Paulo.

Serviço – A Móveis Calixto fica na Avenida Francisco Monteiro, 2645, Pq. Santa Luzia. Mais informações pelo telefone 4823-4700 / 4828-5130, ou pelo site www.moveiscalixto.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também