Integrações entre forças policiais e investimentos no setor resultaram na queda de índices criminais na Estância, em 2019
Em 2019, Ribeirão Pires registrou queda dos índices criminais, pelo terceiro ano consecutivo, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De janeiro a novembro de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o índice de roubo em geral apresentou queda de 12,43% e roubo de veículos teve queda de 25%. O índice de furto em geral teve diminuição de 9,8% e os registros de furto de veículos tiveram queda de 10,81%.
Já o índice de homicídio doloso (ato intencional) apresentou queda de 42,85%. Não houve registro de homicídio culposo (sem intenção – ato negligente, imprudente) no município, em todo período.
A Estância encontra-se, atualmente, entre as 30 cidades mais seguras do País, segundo dados do Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A diminuição dos índices é resultado das ações de fortalecimento promovidas de forma permanente pela Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires.
Em março desse ano, foi entregue à Guarda Civil Municipal dois novos veículos – modelo Hilux, equipados para uso da ROMU, unidade de policiamento de choque da corporação. Foram investidos R$ 470 mil pela municipalidade para a aquisição e adaptações das novas viaturas.
No mesmo mês, a Estância recebeu nova Base da Guarda Civil Municipal – 24 horas, no calçadão entre o Terminal Rodoviário, Estação da CPTM e Atende Fácil. A nova base – um container adaptado ao serviço – foi concedida pela empresa Brásmodulos. Instalada em local de grande fluxo de pessoas, o equipamento serve de apoio ao atendimento à população e elaboração de Boletins de Ocorrência online.
A população foi contemplada, ainda, com a entrega da nova Central de Videomonitoramento. A unidade conta, agora, com a integração das forças policiais no acompanhamento das imagens. A Central possui trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal, polícias Civil e Militar, e efetivo da Secretaria de Transportes e Trânsito do município.
“Estamos realizando um trabalho intenso de fortalecimento da segurança na cidade. Melhorar a qualidade de vida da nossa população é prioridade da atual gestão, que investiu em equipamentos e armamentos, bem como promoveu a valorização do efetivo da nossa GCM”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, coronel José Luis Navarro.
Durante todo ano, foram realizadas operações integradas entre as forças policiais – GCM e polícias Civil e Militar, a exemplo das operações “Ribeirão Pires Mais Segura” e da recente “Natal Seguro”, que contou também com apoio da Cavalaria do BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.
No início do mês de dezembro, foram realizadas as provas para o Concurso Público destinado à incorporação de 40 novos Guardas Civis Municipais em Ribeirão Pires. Nesse ano, o setor recebeu reforço com a incorporação de Vigilantes Patrimoniais ao quadro de funcionários da Prefeitura. Ao todo, a municipalidade conta com 14 profissionais que atuam na Central de Videomonitoramento, em pontos turísticos, no Paço Municipal, Parque Pérola da Serra, entre outros espaços.