Ação tem como objetivo fortalecer trabalho realizado por conselheiros municipais em diferentes segmentos sociais
No início dessa semana, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires deu início à capacitação para os novos membros do Conselho Tutelar e membros dos Conselhos de Direitos do município.
A formação, com o tema “Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA” e carga de 12 horas, foi ministrada pelo advogado Dr. Ricardo Augusto Yamasaki, profissional com ampla experiência no setor.
O palestrante abordou aspectos gerais de legislação – Direitos Humanos e ECA; atividades do Conselho Tutelar, além de discussões de casos práticos. A capacitação tem por objetivo proporcionar conhecimento técnico para aperfeiçoar a metodologia de trabalho dos conselheiros, abordando meios para a solução judicial e extrajudicial de conflitos que possam existir na área do direito da criança e do adolescente.
“O trabalho realizado pelo Conselho Tutelar é de grande responsabilidade, pois vocês trabalharão com o futuro da cidade. Isso demanda sensibilidade e muito conhecimento teórico”, explicou o advogado.
Estiveram presentes na abertura da aula o vice-prefeito, Gabriel Roncon, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, além de funcionários da pasta.
“Desejo uma boa preparação a todos. A Prefeitura está de portas abertas para que possamos fazer um bom trabalho conjunto em prol das nossas crianças e adolescentes. Temos promovido inúmeras melhorias na qualidade de vida de nossa população e os Conselhos são fundamentais no aprimoramento do trabalho da atual gestão”, afirmou Roncon.