Secretaria de Saúde promove ações de combate ao Aedes aegypti

Equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura realizarão, até essa sexta-feira (6/12), atividades de conscientização para a prevenção ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires promoverá até essa sexta-feira, dia 6 de dezembro, atividades especiais na Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti. No período, equipes do Centro de Controle de Zoonoses irão realizar abordagens, orientações, mutirões para verificação de focos do mosquito, entre outras ações, em Unidades de Saúde, escolas municipais e espaços públicos da cidade.

Em parceria com agentes de saúde de Mauá, o CCZ de Ribeirão Pires realizou atividade conjunta de orientação aos usuários da COOP situada na Avenida Humberto de Campos, divisa dos municípios. No final de novembro, no dia 28, agentes da rede de saúde ribeirão-pirense realizaram ação em feira-livre do Parque Aliança, região com grande concentração populacional.

Vistorias do CCZ estão sendo feitas em locais como o Pátio de Veículos da cidade e no Cemitério Municipal, em mutirão para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. No “Dia ‘D’ do Programa Saúde na Escola – PSE”, realizado nessa terça-feira, 3 de dezembro, os agentes de saúde apresentaram larvas, explicaram o ciclo de vida do Aedes e formas de prevenir sua proliferação. A ação aconteceu na Vila do Doce. Escolas e Unidades de Saúde também estão recebendo atividades de orientação para os moradores.

Medidas simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes – garrafas abertas, pneus, pratinhos de vasos de planta – são fundamentais no combate ao mosquito Aedes aegypti. “A mobilização de toda a sociedade é estratégica na luta contra o vetor. A prevenção é sempre a melhor alternativa para a saúde dos moradores”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Compartilhe

Comente

Leia também