O azeite de oliva é rico em fitoquímicos, vitamina E e gordura monoinsaturada. Pesquisas sugerem que ele pode controlar o diabetes, a artrite reumatoide, evitar AVC (derrame cerebral) e câncer de cólon e mama.
A GORDURA MONOSATURADA é encontrada no azeite quando usada como substituta da gordura saturada, essa gordura que protege o coração ajuda reduzir os níveis de LDL – colesterol (“mau”) e pode aumentar os de HDL – colesterol (“bom”). Algumas pesquisas sugerem que uma dieta à base de gordura insaturada pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como a artrite, determinados tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Com 73% de gordura monoinsaturada, o azeite de oliva tem a maior percentagem desse tipo de gordura entre os óleos de cozinha: o de coco contém 6%, o de soja e o milho, 24%.
HIDROXITIROSOL E OLEUROPEÍNA Esses fitoquímicos antioxidantes atuam juntos, de acordo com estudos de laboratório, para proteger o organismo do câncer de mama, pressão alta, bactérias que causam infecções e doenças cárdicas.
LIGNANAS Encontrados no azeite de oliva extravirgem, esses potentes antioxidantes podem prevenir o câncer de próstata, cólon e mama ao impedir as alterações cancerígenas nas células.
VITAMIA E O azeite de oliva é uma das melhores fontes dessa vitamina que protege contra os radicais livres. (Uma colher de sopa de azeite de oliva fornece 8% da dose diária recomendada de vitamina E.)