Ribeirão Pires participa de oficina preparatória para Operação Chuvas de Verão

Treinamento teve objetivo de atualizar profissionais em ações de redução de danos causados pelo período de chuvas fortes e preservação de vidas 

  

Equipe da Defesa Civil Municipal da Prefeitura de Ribeirão Pires participou da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão (OPOV), nos dias 24 e 25 de outubro, em São Bernardo. A ação contou com palestras e prática de reconhecimento de risco em comunidade vulnerável da cidade vizinha.

 

O evento, realizado pela Coordenadoria de Treinamento da Defesa Civil do Estado, foi direcionado para as Defesas Civis da região Metropolitana de São Paulo, com o intuito de atualizar os profissionais nas ações de redução de danos causados pelas fortes chuvas e preservação de vidas.

 

A Estância foi representada pelos profissionais Edy Carlos Dutra Caldeira, coordenador operacional da Defesa Civil; pela agente Dilza Leite Freire Miyamoto e Luciana Macedo, arquiteta responsável por vistorias em residências.

 

A participação da equipe no evento faz parte das ações preventivas referentes à Operação Verão Seguro no município.  Outras atividades como vistorias técnicas, podas de árvores e conscientização de munícipes são realizadas constantemente pela Defesa Civil da Estância. Estes serviços, intensificados durante o período de chuva, também contribuem para a redução de acidentes.

 

“Nossos agentes são permanentemente treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, buscando minimizar os efeitos causados pelas tempestades da época mais quente do ano. A Operação Verão Seguro acontecerá entre os dias 1º de dezembro de 2019 e 15 de abril de 2020, podendo ser estendida conforme previsões climáticas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Pires, Cesar Eduardo Leite Theodoro.

 

“Além das ações preventivas feitas pela Prefeitura, buscamos a conscientização da população na prevenção de situações de risco. Atitudes como despejar móveis e lixo na rua, encostas de rios e bueiros, colaboram para a situação de alagamento, por exemplo. Pequenos cuidados cotidianos fazem a grande diferença e são fundamentais no trabalho de prevenção”, finaliza.

 

Outras ações – No início desse mês, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Defesa Civil Municipal, promoveu série de palestras para alunos da Escola Estadual Profissional Casemiro Poffo, no bairro São Caetaninho, em celebração ao “Dia D” da Defesa Civil, em todo o Estado de São Paulo. 

 

Cerca de 150 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio participaram da atividade de cunho educativo-informativo. O objetivo foi aproximar a comunidade escolar dos profissionais do setor, além de divulgar noções de autoproteção em chuvas de verão, serviços prestados pela Defesa Civil, equipamentos de segurança, uso de extintores, distribuição de materiais informativos, entre outros tópicos.

O “Dia D” integra a Semana Nacional de Redução de Desastres, instituída pelo Decreto de 26/09/2005, que acontece com a colaboração das entidades nacionais ligadas ao Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC.

Compartilhe

Comente

Leia também