Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires percorreu nove bairros no mês de outubro, facilitando o acesso de famílias a programas sociais gratuitos
Nessa quarta-feira, dia 30, moradores da Vila Nova e região foram contemplados com os serviços sociais levados pelo “Cidadania Móvel” – unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires. Nessa quinta-feira, dia 31, o equipamento atenderá o bairro Jardim Valentina e região. Das 10h às 14h, o veículo estará estacionado na Rua Ana Lacivita Amaral, 28 (em frente à E.E. Valentino Redivo).
Dentre os serviços está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.
Nesse mês – até o momento – foram atendidos cerca de 150 munícipes de oito regiões da cidade: Rancho Alegre, Roncon, Barro Branco, Vila Marquesa, Jardim Caçula, Jardim Iramaia, Vila Conceição e Vila Nova.
“O equipamento é uma importante ferramenta de política pública conquistada pela atual gestão. Com ele, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços já oferecidos nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.