Durante duas horas de passeio, acompanhados por equipe da Secretaria de Turismo, estudantes conheceram roteiros da Estância do ABC
Nessa quarta-feira, dia 11, alunos da Escola Estadual Di Cavalcante, do Jardim Caçula, realizaram passeio por pontos turísticos de Ribeirão Pires. Cerca de 30 estudantes do 7º ano do ensino fundamental – com idades entre 13 e 14 anos, participaram da atividade , que teve cerca de duas horas de duração. A ação foi promovida pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal.
O itinerário, escolhido pela instituição, contou com visitas ao Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli” e ao recém-revitalizado Jardim Oriental, na região central da cidade; aos mirantes São José e Santo Antônio; e ao Parque Municipal Pérola da Serra.
O passeio foi monitorado por equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, em parceria com professores e diretoria da escola da rede estadual.
“Nós sempre abordamos os pontos turísticos da cidade em nossas aulas e tivemos a ideia de levar os alunos para conhecer esses locais. Durante o ano, nós fazemos uma ‘gincana’ entre as salas de aula. A sala com melhor pontuação de frequência, limpeza da sala, união entre os alunos, comportamento, entre outros itens, é escolhida para fazer o passeio”, explicou a professora Acedir Amaral Siqueira, 55 anos.
Para muitos estudantes, a experiência foi inédita. A aluna Yasmin Bertoldo Souza, 13 anos, aproveitou o passeio com os amigos. “Eu adorei. Conhecia só o Mirante São José, os outros locais conheci hoje. Achei muito legal”, contou a estudante.
Ao final da atividade, os alunos ganharam certificados do projeto “Guia Mirim de Turismo”, entregue pela Secretaria de Turismo Desenvolvimento Econômico.
“A certificação aos estudantes é uma maneira de incentivá-los, após percorrer os pontos turísticos da Estância. A ideia é que eles tragam amigos e familiares para conhecer e frequentar os locais, como o Parque Pérola da Serra. Queremos que o munícipe utilize, se identifique e tenha orgulho da cidade em que vive. A participação da sociedade também fortalece o turismo da nossa Estância”, explicou o secretário da pasta, César Ferreira.