Foram disponibilizadas 285 vagas para Padaria Artesanal; Corte e Costura; Manicure e Pedicure; Informática; Assentador de pisos e azulejos; e Pedreiro
O Fundo Social de Ribeirão Pires realizou nessa terça-feira, dia 3 de setembro, a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do segundo semestre de 2019. Foram abertas 285 vagas para aulas de Padaria Artesanal; Corte e Costura Inicial; Corte e Costura Avançado; Manicure e Pedicure; Informática; Assentador de pisos e azulejos; e Pedreiro.
O evento aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto, do vice-prefeito Gabriel Roncon e dos professores que ministram as aulas.
A presidente do Fundo Social, Flávia, apresentou aos alunos a estrutura da entidade, situada junto ao Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, onde acontecem os cursos. “As atividades realizadas no local, totalmente revitalizado pela Prefeitura, ampliam as oportunidades de geração de renda familiar para pessoas de diferentes idades. Esses moradores aprendem ou aperfeiçoam o conhecimento em uma área. Muitos deles tornam-se empreendedores, abrindo novos negócios”, explicou.
O vice-prefeito Gabriel Roncon deu boas-vindas às novas turmas. “Nossa Gestão não mede esforços para oferecer qualificação de qualidade. Temos vários exemplos de pessoas que passaram pelos cursos do Fundo Social e tiveram mudanças significativas de vida”, disse.
Desempregada, Miralice de Souza, moradora da Quarta Divisão, uma das inscritas para o curso de Assentador de pisos e azulejos, percebeu na qualificação profissional duas oportunidades: terminar a construção da sua casa e conseguir um emprego. “Me interessei porque quero terminar a minha casa e a mão-de-obra é cara. Eu mesma quero fazer. E com o curso concluído, poderei entrar no mercado de trabalho na área da construção civil”, contou.
Entre 2017 e 2018, mais de 1.350 moradores foram qualificados em diferentes áreas, ampliando as oportunidades de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Na área de construção civil – pedreiro e assentador de pisos e azulejos – a formação é realizada em parceria com o Fundo Social do Estado.